Um aplicativo criado pela Agência3 para a Fundação Getulio Vargas (FGV) tem como função ajudar profissionais a encontrarem o melhor curso para o desenvolvimento de suas carreiras com base em seu perfil no LinkedIn. A ferramenta, batizada de “FGV Finder”, surgiu na equipe de criação da Agência3 após ma conversa com o próprio LinkedIn, na qual foram apresentadas uma série de novas possibilidades de uso da ferramenta. O desafio era resolver uma questão recorrente: diante de tantas opções de cursos oferecidas pela Fundação, muitos profissionais ficam em dúvida para escolher o melhor caminho para seu desenvolvimento profissional.

 “Percebemos que a conexão das ofertas de cursos da FGV com as informações dos perfis do LinkedIn poderiam dar um bom caldo. É o mesmo princíci das recomendações da Amazon e do Netflix”, diz Eduardo Barbato, vice-presidente da Agência3.  

A nova ferramenta leva em consideração o perfil do usuário no LinkedIn, com dados de escolaridade, experiência profissional e localização, para avaliar, dentro dos diversos MBAs oferecidos pela FGV, qual o mais indicado para cada profissional. Como muitos profissionais também fazem movimentos para outras áreas, também foi criada uma alternativa para ajudá-los a promover esse salto. Para isso, os interessados respondem a um teste de oito perguntas e recebem sugestões de novos cursos.

“Os dados dos usuários são usados para gerarem as melhores recomentações de cursos de acordo com o perfil da pessoa no LinkedIn. Mas isso só acontece se ele autorizar”, explica Barbato.

 Segundo Clovis Speroni, presidente da Agência3, o FGV Finder não é inovação pela inovação, uma vez que a ferramenta explora os benefícios da marca FGV, atende aos anseios do público alvo e une a FGV ao Linkedin, duas marcas conceituadas que podem, de fato, contribuir para o desenvolvimento de carreiras. A FGV acaba de ser considerada a marca brasileira mais influente no LinkedIn Brasil. O ranking é baseado no Linkedin Content Marketing Score, que, de acordo com a empresa, relaciona a audiência total e os usuários únicos que interagiram com o conteúdo. O trabalho da Agência3 com a Fundação no LinkedIn inclui mídia e projetos especiais e foi montado com base em três pilares: a necessidade da FGV se comunicar com ex-alunos e alunos e ainda prospectar estudantes para seus cursos; a vontade de estreitar relacionamento com profissionais do mercado; e a exigência de estar em sintonia com o mercado de trabalho.

“A FGV é uma referência na construção de conteúdo e no uso da ferramenta como plataforma de marketing. Somos beta de formatos e inovações do Linkedin. A Comunidade de estudantes da FGV e ex-alunos é muito atuante também. Tudo isso, ajudou a construir a relevância da marca dentro da rede social.”, diz Barbato.

A ferramenta entrará no ar até o fim de agosto no endereço fgv.br/finder. O acesso estará disponível em celular, tablet e desktop.