Produção reúne dados sobre economia, população e infraestrutura

 

Eliminar as dúvidas do mercado internacional e valorizar o país é o objetivo da animação “How to shoot in Brazil”, produção da FilmBrazil e parte do projeto “How to produce in Brazil”. Lúdico, o material apresenta informações referentes à população, economia e infraestrutura, incluindo medidas e investimentos que estão sendo feitos para eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Cena a cena, também é possível obter dados sobre o funcionamento do mercado publicitário brasileiro, com explicações sobre como as agências e produtoras estrangeiras podem filmar por aqui.

O roteiro foi criado por Francesco Civita, sob a supervisão do conselho gestor da FilmBrazil. A produção ficou a cargo da Prodigo, com direção de Ricardo Carelli e Daniel Pommella, com trilha assinada pela YB. Uma cartilha em inglês, que reúne 11 tópicos relacionados ao processo produtivo no país, completa o projeto. As questões abordam assuntos como contratos, vistos, direitos autorais e contratação de elenco, entre outros.

Gerente executiva da FilmBrazil, Marianna Souza conta que a iniciativa partiu das muitas interrogações lançadas por profissionais estrangeiros de olho no país. “Notamos que, apesar do interesse de muitas agências em filmar no Brasil, elas não sabem como proceder e isso pode inibi-las”. Segundo Sonia Regina Piassa, diretora-executiva da Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais), que desenvolve a FilmBrazil em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o projeto foi lançado em Cannes e teve ampla difusão na imprensa internacional. “A partir de agora, vamos intensificar os esforços de divulgação interna”, diz.