Moss e Romano: cuidado com a estéticaCom a popularização dos vídeos na internet, um mercado que cresce muito é o de produção de vídeos corporativos. A afirmação é de Philip Moss, sócio-diretor da Chá das 5, produtora especializada no segmento e que projeta para este ano um crescimento de 40% em relação a 2012. “Toda empresa quer ter seu vídeo e que ele viralize internamente”, conta Moss.

A produtora, que tem 90% do seu faturamento oriundo de vídeos corporativos, também tem grande demanda de vídeos para eventos, explorando aspectos como conteúdo cenográfico e novas tecnologias, como o 3D. A Chá das 5 participou, por exemplo, de duas edições do Salão do Automóvel de São Paulo, com projetos para a Toyota, Mercedes-Benz e Citroën. Na área de eventos, a produtora trabalha, sobretudo, em parceria com agências, como a Tudo, Holding Clube e Outra Praia (que atende a Souza Cruz). “Já fizemos muitos vídeos para a Souza Cruz”, diz.

Fundada em 2007, a Chá das 5 também batalha para entrar no segmento de produção de programetes publicitários para TV fechada. “Nós não temos estrutura para competir com as grandes produtoras de publicidade e nem temos essa pretensão a curto e médio prazo. Estamos muito bem nesse mercado de vídeos corporativos, mas a gente tem uma estrutura boa para atender essa área de programetes”, afirma Moss.

Segundo o executivo, a produtora tem uma preocupação grande com estética e possui uma cultura de videoclipe que a diferencia. O sócio e diretor de arte Rodrigo Romano é o principal criador por trás dos vídeos produzidos pela Chá das 5, incluindo vinhetas e filmes publicitários. “Hoje fazemos publicidade de baixo custo. Os últimos filmes que fizemos foram para empreendimentos imobiliários, como para Cyrela, por meio da Eugenio Publicidade.”

O sócio e diretor da Chá das 5 destaca que o primeiro semestre deste ano foi o melhor da história da produtora. “Eu imaginava que por ter um primeiro semestre muito aquecido, o melhor da produtora, o segundo semestre seria ainda melhor, mas agosto me assustou um pouco. Temos feito muitos orçamentos, mas efetivamente poucos negócios. Porém, ainda estou apostando numa virada, já que setembro começou muito bem”, ressalta. A expectativa da produtora é fechar o ano com crescimento de 40% em relação a 2012 e alcançar um faturamento de R$ 3 milhões.

Nos últimos anos, o crescimento anual da Chá das 5 tem sido de 30%, com exceção de 2011 para 2012, quando a produtora declara ter dobrado o faturamento. A Chá das 5 já produziu vídeos corporativos para grandes empresas como Nextel, Telefônica-Vivo, Motorola, Google, Avon e Renault, entre outras.