Leslie e Theotonio são os idealizadores do projetoA Globo lança esta semana o primeiro projeto de fôlego gerado na sua jovem diretoria de inovação em comunicação, criada por Sergio Valente, diretor de comunicação da emissora há cerca de um ano e meio. Trata-se de #Noveleiros, que leva em conta duas vertentes importantes: a relevância da marca Globo e a força do seu principal produto, a novela.

A dupla idealizadora, os diretores de inovação em comunicação Washington Theotonio e Leslie Foresta, não sabem exatamente como nominar ou definir o projeto, por suas inúmeras possibilidades de desdobramento. Trata-se de uma releitura pop, leve e contemporânea dos principais personagens e bordões da dramaturgia (leia-se novelas) “reinventados” com a ajuda da produtora Cafundó. Figuras como Jorge Tadeu, o fotógrafo galã da novela “Pedra sobre pedra”; Nazaré, a diva do mal de “Senhora do destino”; Carminha, a grande estrela de “Avenida Brasil”; Félix, que “salgou a Santa Ceia” em “Amor à vida”; além da supervilã Odete Roitman, personagem de Beatriz Segall em “Vale tudo”, ganharam versões em pop art e estampam camisetas, moleskines, sacolas, chaveiros e aparecem em animações gráficas que serão espalhadas nas redes sociais.

Theotonio diz que essa é apenas a semente de uma série de possibilidades de geração de conteúdo que #Noveleiros permite, com o objetivo principal de resgatar e atualizar personagens clássicos e marcantes das novelas. No dia do lançamento, nesta segunda-feira (1º), os perfis sociais da Globo – Gshow, Twitter, Facebook, Instagram – amanhecerão vestidos com as ilustrações, e estarão, a partir daí, gerando conteúdo para engajar as pessoas. A área digital da emissora contribuiu para o projeto com a criação de uma extensa coleção de papelaria disponibilizada gratuitamente para download nos ambientes digitais.
O trabalho de pesquisa levou em conta, essencialmente, os personagens mais populares.

Inicialmente foram escolhidos 30 para ilustrar produtos vendidos na loja da Globo Marcas, no quiosque da emissora no Rio de Janeiro (Copacabana) e futuramente em diversos pontos de vendas do varejo. “O céu é o limite” para a extensão do conteúdo #Noveleiros, segundo a dupla de inovação. “Há uma meta que já foi atingida com esse projeto, que é o engajamento das pessoas internamente. Supervisionamos tudo, mas as pessoas criaram e estão criando por conta própria. Estamos vendo florescer a semente que plantamos”, diz Theotonio, explicando que seu “departamento de duas pessoas” – ambos ex-colaboradores da área de inovação da DM9DDB – atua basicamente em parceria com as demais áreas da Globo. Ele é mais voltado para a criação e Leslie para negócios, mas as duas funções se intercambeiam conforme o caso. “Dividimos a diretoria e conseguimos ser, ao mesmo tempo, onipresentes e invisíveis. Estaremos sempre trabalhando de maneira independente, porém junto com as várias áreas da comunicação e também de fora. Nosso papel é contaminar, provocar, contribuir, tirar da zona de conforto”, diz.

O criativo comenta que, muitas vezes, áreas de inovação nas empresas se isolam em silos. No caso deles, o trabalho colaborativo é uma premissa para funcionar. E a dupla destaca a grande vantagem de trabalhar em uma empresa repleta de pessoas com formações e mindsets bem diferentes – de áreas como jornalismo, entretenimento, engenharia, comercial, área jurídica. “Diversidade de pensamento é essencial para inovar em qualquer empresa. Acredito no desenvolvimento de redes colaborativas, e aqui essa rede é muito rica”, diz Leslie. “Precisamos criar relevância no nosso trabalho sem estar no dia a dia da entrega. O que fazemos não vai ao ar hoje, ou tem uma inteferência direta na audiência de um programa nessa semana.  Fazemos movimentos às vezes pequenos que podem interferir num projeto daqui a dois ou três anos. Essa é a relevência que as pessoas da empresa precisam enxergar no nosso trabalho”, completa Theotonio.