iStock/frimages

Encabeçado por Laura Chiavone, CSO da Tribal Worldwide, em Nova York, o movimento #FindTheWomenBR apresenta uma lista de profissionais mulheres trabalhando no exterior, em diferentes cargos, para ampliar a visibilidade dos talentos femininos no mercado publicitário e na imprensa. A discussão começou em um grupo chamado ‘Mad Women’ e, de lá, se transferiu para as publicações nas redes sociais convidando as pessoas a indicarem nomes espalhados pelo mercado internacional.

A motivação veio da quantidade de homens brasileiros em destaque na indústria da comunicação mundial e a ausência quase completa de mulheres. A motivação da iniciativa é mostrar que o melhor caminho para a visibilidade dos trabalhos realizados por elas é inspirando outras mulheres a fazer o mesmo. Por isso, a lista com 200 profissionais foi montada de forma colaborativa. 

Em apoio a essa lista e observando o crescimento dela, Carol Saraiva, redatora sênior da Chiat LA, que mora em Los Angeles, nos Estados Unidos, se deu conta de que recebe 50 pastas de homens para cada uma mulher. Com isso, resolveu convidar as 200 mulheres listadas a se tornarem mentoras de um projeto chamado “Gatas na Gringa”. O lançamento aconteceu na última quinta-feira (4) com o interesse não só de quem já se estabeleceu, mas daquelas que desejam aumentar as chances de construir uma carreira internacional.

Divulgação

“Um grupo se juntou para desenvolver trabalhos para melhorar a pasta de meninas do Brasil e do mundo. Nessa plataforma, as mentoras se disponibilizam a dar dicas através de email ou conversas em vídeo. Eu já estou ajudando três meninas. Elas me mandam o portfólio e tento arredondar para entrar no modelo americano. Ajudamos, também, a mandar email para os recruiters, orientando sobre o que escrever e como participar das entrevistas. Ainda estamos recrutando mentoras, mas já somamos 15 participantes”, explica Carol.

Para participar, é possível entrar em contato com a organização pelo email gatasnagringa@gmail.com.