O diretor de marketing da Gazeta do Povo, Axeu Beluca, e o diretor de Filme da produtora The Youth, Eduardo Lubiazi, receberam a premiação do INMA 2015O jornal paranaense Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM),  foi premiada no INMA Awards 2015, um dos mais importantes prêmios internacionais de marketing. O veículo paranaense levou três prêmios, dois ouros e uma prata, com as campanhas Política Cidadã e Ler e Pensar. O prêmio é promovido pela International News Media Association (INMA). A cerimônia de divulgação e premiação foi realizada na noite do dia 13 de maio, em Nova Iorque.

A campanha de posicionamento Política Cidadã – Assuma seu Poder, desde 2013, visa estimular o cidadão a intervir em sua comunidade e a provocar mudanças positivas na sociedade. A campanha de conscientização, assinada pela The Getz e as produtoras The Youth e Canja, transformou os protagonistas de bairros em “embaixadores” de suas causas em 2014.

De acordo com Axeu Beluca, diretor de Marketing da Gazeta do Povo, o objetivo era mostrar às pessoas que o poder de mudar a cidade ou o bairro não está só nas mãos dos políticos cheios de promessas. “Queríamos reforçar que o poder de mudar está nas maõs de cada um de nós”, diz.

As histórias de personagens reais foram transformadas numa websérie e esses cidadãos comuns estamparam as peças publicitárias para impresso, digital e TV com suas histórias de engajamento e transformação. Os resultados mostram que houve a adesão à iniciativa. Foram mais de 3,4 milhões de impressões nos canais do Google, 167 mil views e mais de 25 mil clicks nos vídeos da campanha. Desde que foi lançada a campanha já registrou meio milhão de views no Youtube e o índice da aprovação da Gazeta do Povo perante a população atingiu 85%.

Outro case premiado também trouxe exemplos reais da utilização do jornal além da sala de aula. O projeto de incentivo à leitura Ler e Pensar, desenvolvido pela Gazeta do Povo e o Instituto GRPCOM, levou a prata na categoria “Best Public Relations or Community Service Campaign”. A campanha “Notícias que viram histórias” mostrou iniciativas de escolas que participam do projeto social e que foram premiadas no Concurso Cultural Ler e Pensar.