A Globo lançou, no início da noite desta segunda-feira (3), na Pinacoteca, em São Paulo, o projeto Menos30. Feito em parceria com institutos de pesquisa especializados, a ação desenvolveu ferramentas de escuta que apontam as motivações e inspirações daqueles que têm mais de 15 e menos de 30 anos hoje.

Sergio Valente, diretor de comunicação da Globo, disse que o projeto pretende criar espaços de reflexão e dar voz para que o jovem fale de si mesmo como protagonista da transformação social. “Mais do que buscar padrões de comportamento ou de aspirações, a nossa proposta é criar um ambiente de encontro e conversa permanente. Um encontro de gerações, de ideias, de similaridades e diferenças”, afirma.

O executivo ainda frisou que as grandes marcas precisam, acima de tudo, compreender os jovens para entender o futuro. “Esse projeto vai nos permitir manter um diálogo com as pessoas que têm menos de 30 anos e vai permitir, também, que a gente aprenda com eles”, diz. “O Menos30 quer chegar mais perto dos jovens, quer chegar mais perto de quem vai nos apontar tendências. Quanto mais perto a gente estiver deles, mais a gente vai conseguir acompanhá-los”, complementa.

Também foi lançado o ‘Caderno Menos30’, que traz artigos de especialistas, além de entrevistas, que se propõem a compartilhar reflexões, estudos, pesquisas e propostas sobre o que é ser jovem no Brasil no século 21. Este é o quinto número da série Cadernos, que busca ampliar a reflexão e disseminar conteúdo de temas relevantes para sociedade.

Depois da apresentação houve um debate com Juarez Dayrell, fundador do Observatório da Juventude da UFMG, Caio Dib, jornalista e fundador do Caindo no Brasil, Tallis Gomes, fundador do aplicativo Easy Táxi, e Eduardo Lyra, jornalista e empreendedor social, eleito um dos 15 jovens brasileiros que podem melhorar o mundo, segundo o Fórum Econômico Mundial. Mediado pelo jornalista Tiago Leifert, eles debateram sobre a situação do jovem hoje no país.

Além disso, o seminário apresentou também uma exposição de trabalhos gerados a partir de chamadas co-criativas criadas na plataforma colaborativa itsNOON. A primeira chamada lançada: “PARA TUDO, o que faz vc levantar todos os dias da cama mesmo?”, foi central para a definição dos temas do seminário. Em uma nova série de chamadas criativas os três temas foram aprofundados: trabalho, relações humanas e conhecimento. Ao todo mais de 3 mil criações – entre ilustrações, fotografias, textos, músicas, videoclipes e vídeos – foram enviadas pelos usuários da plataforma.

 

Na próxima quinta-feira (6) será a vez do Rio de Janeiro conhecer de perto o Menos30. O lançamento acontecerá na Fundição Progresso e terá presença de Paulo Carrano, coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do RJ pela UFF; Pedro H. Cristo, fundador do +D, referência internacional em inovação e design, e integrante do RioLab, que estuda integrações de arquitetura, políticas públicas e estímulo tecnológico para desenvolvimento do Rio de Janeiro; Valnei Succo, grafiteiro, webdesigner e integrante da Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC) do Observatório de Favelas, na região do Complexo da Maré; e Natália Menhem, co-fundadora do Movimento Entusiasmo, presidente do Instituto Artivisão, e embaixadora sênior do TEDx no Brasil.