Ramón Vasconcelos/Divulgação

Sob a direção de Sergio Valente, a área de comunicação é dividida em quatro núcleos formados por estratégia, relacionamento, responsabilidade social e propaganda. Esta última é comandada pela publicitária Mariana Sá, que coordena uma equipe de 50 profissionais. São campanhas como a que celebrou os 50 anos da emissora no ano passado, aberturas de novelas, vinhetas e divulgação da grade de programação, que têm espaço cativo em cada break comercial. Nesta segunda-feira (7) entra no ar uma ação em homenagem ao Dia da Mulher, mas que também tem ligação com as Olimpíadas com a ex-atletas Maurren Maggi, Daiane dos Santos e Shelda, comentaristas da emissora nos Jogos Rio 2016.

“O filme traz as atletas olímpicas do Time de Ouro da Globo para representar as mulheres de todo Brasil, destacando as medalhas conquistadas por todas e cada uma delas em seu dia a dia. Conquistas como ser a primeira mulher da família a se formar na faculdade, suar a camisa todos os dias fazendo valer seus direitos e fazer a mesma coisa que o colega de trabalho e receber a mesma remuneração, são citadas por Hortência, Daiane dos Santos e Shelda, enquanto falam olhando diretamente para a câmera”, relata Mariana, que trabalha em dupla com o diretor de arte Leandro Castilho. A direção foi de Maurício Guimarães e Luciano Zuffo, da Sentimental Filmes.

Mariana enfatiza que a Globo usa a estrutura interna do Projac para realizar produções com custos otimizados, mas que isso não inviabiliza a utilização de diretores, produtoras e designers externos. “O Breno Castro, na época da Prodigo Filmes, coordenou a produção da campanha dos 50 anos da emissora”, diz Mariana, que trouxe o olhar do fotógrafo inglês Rankin na abertura de Ligações Perigosas, que exigia tom sensual. O designer israelense Norma Bar participou de uma campanha do canal Globonews.