A partir de 2018, o Google Chrome deve bloquear anúncios que prejudicam a navegação, como é o caso dos pop-ups e de imagens que aparecem rapidamente. Esses formatos são responsáveis por interromper a experiência do usuário ou ainda o obrigam a esperar 10 segundos antes de acessar a informação.

Nessa segunda (5), Sridhar Ramaswamy, vice-presidente de anúncios do Google, escreveu no blog que a empresa acredita na necessidade de melhorar os anúncios e vai apoiar a Coalition for Better Ads, um grupo da indústria dedicado a melhorar essa questão na internet.

Recentemente, a Coalition lançou o Better Ads Standards, uma espécie de guia com orientações sobre como o setor pode melhorar anúncios para consumidores. Nele, a ferramenta Ad Experience Report fornece imagens e vídeos com exemplos inconvenientes de publicidade para facilitar a solução dos problemas, ajudando os editores a entender como isso pode ser aplicado nos seus próprios sites.

Ainda segundo Ramaswamy, o Google também falou  sobre  “Funding Choices”, atualmente em versão beta, em que os editores podem mostrar uma mensagem personalizada aos visitantes que usam bloqueadores de anúncios, convidando-os a habilitar anúncios em seu site ou comprar um passe de remoção de anúncios através do novo Google Contribitor.  

Por enquanto, o Funding Choices está disponível para América do Norte, Reino Unido, Alemanha, Austrália e Nova Zelândia, mas serão lançadas em outros países até o final de 2017. O Google também atualizou o seu guia de melhores práticas para criar a mensagem certa para o público.

A partir disso tudo, o Chrome pretende interromper a exibição de anúncios (incluindo aqueles feitos ou atendidos pelo Google) em sites que não são compatíveis com os Better Ads Standards a partir do início de 2018. Empresas têm 2017 para se organizar.

“Acreditamos que essas mudanças garantirão que todos os criadores de conteúdo, grandes e pequenos, possam continuar a ter uma maneira sustentável de financiar seus trabalhos com publicidade online. Estamos ansiosos para trabalhar com a Coalition à medida que desenvolvem diretrizes do mercado para apoiar os melhores padrões de anúncios e estão empenhados em trabalhar em estreita colaboração com todo o setor – incluindo grupos como o IAB, IAB Europe, DCN, WFA, ANA e 4A’s, anunciantes, agências e editores – para implementar essas mudanças de forma que faça sentido para usuários e o ecossistema de anúncios mais amplo”, escreveu.