O Google vai reconstruir sua estrutura e, como parte do processo, anunciou a criação de uma nova empresa chamada Alphabet. A companhia será uma holding  liderada por Larry Page e Sergey Brin, os fundadores do Google. 

A Alphabet vai administrar uma estrutura formada pelo próprio Google, que será a maior subsidiária da holding, e outras companhias como a Calico, focada em longevidade, a Nest e também a Google X, voltada para inovações. 

Com a mudança, o Google passa a ter um novo CEO. O escolhido é Sundar Pichai, que tem ocupado o cargo de vice-presidente senior de produtos da companhia.

“Nossa empresa está operando bem, mas achamos que poderíamos torná-la mais transparente e responsável”, escreveu Page  em um blog post na tarde desta segunda-feira (10). “Acreditamos que isso permitirá um melhor gerenciamento, pois poderemos conduzir coisas diferentes de maneira independente mesmo que não estejam muito relacionadas”, disse.

Na Alphabet, Page será o CEO e Brin terá o cargo de presidente. O posto de chairman ficará com o executivo Eric Schimidt. Além disso, os atuais diretores do Google também se tornarão diretores da nova holding. 

Com informações do New York Times e USA Today