A cervejaria holandesa Heineken informou nesta segunda-feira (13) que fechou acordo para a compra da Brasil Kirin Holding S.A., por 664 milhões de euros (US$ 704 milhões). Com o negócio, a Heineken se transforma na segunda maior cervejaria do país, atrás apenas da Ambev. As marcas de cerveja da Brasil Kirin incluem Schin, Baden Baden e Eisenbahn.

A expectativa é que o acordo seja concluído ainda no primeiro semestre deste ano. A Heineken vai adquirir a Brasil Kirin da japonesa Kirin, que fabrica a cerveja da marca.

Os últimos resultados do ano fiscal da Brasil Kirin foram encerrados em 31 de dezembro de 2016, com receita de R $ 3.706 milhões (2015: R$ 3.698 milhões). 

Em 2015, a Brasil Kirin tinha participação de 9% no mercado brasileiro de cervejas, segundo comunicado da Heineken. No mês passado, Heineken e Kirin confirmaram que estavam em negociações.

A conclusão da aquisição está sujeita às aprovações regulatórias habituais e está prevista para o primeiro semestre de 2017. Após Após a conclusão da transação, a Brasil Kirin será integrada à Heineken.