Equipe ganhou competição que envolveu mais de 20 escritórios da AL

A igualdade salarial entre homens e mulheres discutida dentro das próprias organizações e com propostas de mudanças que sejam, de fato, viabilizadas já pode ser considerada uma realidade. Ao menos dentro da DDB Worldwide, que está em fase de implementação do projeto “The Same Salary Project”, criado pela DM9DDB, escritório da rede no Brasil. A criação foi a vencedora da primeira edição do Ideathon – desafio proposto pela holding com o tema “desigualdade entre gêneros” que contou com a participação de 22 agências DDB da América Latina, tendo a brasileira como vencedora.

O desafio multinacional, realizado num prazo de 48 horas, foi inspirado pelo formato já existente no Vale do Silício, o Hackathon (junção das palavras hacker e marathon). A primeira edição do projeto promovido pela DDB contou com a participação de mais de mil pessoas, envolvendo a apresentação de 150 ideias, dentre as quais a da DM9 foi a vencedora.

Com uma proposta de tecnologia bastante atual, “The Same Salary Project” utiliza big data e propõe, por meio de uma ferramenta online, captar dados anonimamente e identificar a desigualdade salarial entre gêneros em cargos semelhantes, em empresas de diferentes países do mundo. A partir dos dados coletados, um índice será gerado e as organizações que demonstrarem uma maior igualdade salarial entre gêneros ganharão o selo “The Same Salary Company”.

“Esse projeto nasceu de uma vontade que a gente tinha lá atrás de colocar metodologias novas de trabalho no nosso dia a dia. Trabalhamos nossa ideia que foi avaliada entre 150 trabalhos. O júri, formado por representantes da DDB, formadores de opinião e pessoas ligadas ao movimento de mulheres, chegou a um

shortlist com 12 ideias, sendo duas do Brasil. Então, resolveram unir as duas e surgiu um projeto vencedor, que é o ‘The Same Salary’”, detalha Laura Chiavone, VP de planejamento da DM9DDB.

Segundo Laura, o projeto agora está em fase de construção e uma ferramenta será desenvolvida para reconhecer as empresas com menor diferença salarial entre gêneros. O objetivo é usá-la em âmbito global, mas por etapas, começando pela América Latina.

Para lançar o projeto, será escolhida uma data para todas as mulheres da rede DDB na região não comparecerem ao trabalho por um dia inteiro. A ideia é mostrar o real valor de cada profissional do sexo feminino dentro das corporações. “Mobilizamos toda a nossa equipe para que as propostas fossem viáveis e com grande relevância social. Vencer o Ideathon vai muito além do prêmio. Significa provocar o nosso principal ativo, que é a nossa criatividade, e aliá-la a um relevante projeto social nascido de uma iniciativa privada”, comenta. “Estamos extremamente orgulhosos em ter apresentado uma ideia com grande potencial de gerar influência cultural sobre o tema sugerido”, finaliza a executiva, que esteve à frente de uma equipe de seis pessoas desenvolvendo o projeto, quatro planejadores e dois criativos.

Chuva de ideias

O precursor do formato Hackathon dentro da DDB foi o “#chuvadeideias”, proposto pela DM9 em prol de soluções para a crise hídrica no Brasil, em fevereiro passado. A ideia foi compartilhada com os demais escritórios da rede e, devido à grande aceitação, resultou no primeiro

Ideathon da rede. “É uma grande honra saber que influenciamos tão positivamente toda a rede DDB com este projeto. O nosso insight surgiu a partir da crise hídrica vivida em diversas regiões do Brasil. Tivemos excelentes propostas e algumas já estão implementadas”, analisa Laura.