Divulgação

Recentemente, a Oracle lançou no Brasil a Oracle ERP Cloud (Enterprise Resources Planning), uma solução que auxilia na transformação digital das organizações financeiras. O produto foi um dos destaques do Oracle Open World América Latina, que apresentou as diversas soluções em nuvem da empresa e trouxe insights e tendências, no fim do mês passado. Em uma entrevista exclusiva ao PROPMARK, Reggie Bradford, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Oracle, falou sobre inovação em produtos e como as aplicações em nuvem podem revolucionar o mercado.

Segundo o executivo, hoje existem cinco megatendências que impactam o mercado: globalização, visualização de dados e liquidez, internet das coisas, inteligência artificial e, por fim, a migração para nuvem – especialidade da Oracle, que atualmente oferece um portfólio abrangente e totalmente integrado de aplicativos em nuvem para mais de 420 mil clientes em mais de 145 países.

“Os softwares estão se tornando competitivos e 100% das tecnologias da Oracle hoje são em nuvem. A nuvem deve dominar o mercado globalmente e nós queremos aproveitar esse momento”, comenta Bradford, ressaltando o pioneirismo da Oracle nesse mercado.

Para Bradford, as tendências são resultado de um processo global de digitalização, com consumidores cada vez mais conectados e adeptos de redes sociais e aplicativos de mensagem, por exemplo. A migração das empresas para nuvem, nesse sentido, é um processo natural de mudança para uma tecnologia mais avançada e simplificada.

“Acredito que o que temos visto no mercado é um processo contínuo de migração para o digital, com esses softwares se tornando mais mainstream. As empresas estão olhando mais para as tecnologias inovadoras para serem mais competitivas. Os softwares em nuvem estão crescendo”, disse Bradford.

O executivo explica que com soluções em nuvem uma empresa consegue, entre outras funções, integrar aplicativos sob um sistema de segurança avançado e de baixo custo. No caso da Oracle, um modelo de aplicativo que exemplifica bem o cenário de digitalização é a Oracle Social Network (OSN), que conta com ferramentas de redes sociais para fazer o ambiente de negócios mais eficiente – essa função é integrada, por exemplo, diretamente ao Oracle ERP Cloud.

Nesse caso, o OSN permite aos usuários do ERP manterem conversas online, compartilharem documentos, começarem chats privados e construírem perfis de usuários para conexões com seus contatos efetivos.
“O desenvolvimento em nuvem e as novas tecnologias estão crescendo”, reafirma Bradford. “As empresas realmente precisam incluir nuvem no seu plano”, defende o executivo.