O investimento em mídia mobile praticamente dobrou globalmente, apresentando um crescimento de 92% na comparação de 2013 com o ano anterior, de acordo com um levantamento do IAB (Interactive Advertising Bureau) Mobile Marketing, do IAB Europe e da IHS Tecnology. O estudo mostra que agora as cifras chegam a US$ 19,3 bilhões, frente a US$ 10,1 bilhões em 2012.

Entre as regiões, a maior evolução foi da América Latina, com evolução de 215% para US$ 144 milhões. Entretanto, os latinos representam apenas 0,7% do mercado global, dominado pela América do Norte (41,9% – US$ 8,1 bilhões) e pela Ásia-Pacífico (38,9% – US$ 7,5 bilhões). A Europa representa 17,3% (US$ 3,3 bilhões), e a área do Oriente Médio e África, 1,2% (US$ 225 milhões). “Essa evolução mostra que o mobile está rapidamente se tornando mais importante no marketing mix”, afirmou Anna Bager, vice-presidente do Mobile Marketing Center of Excellence, órgão do IAB.

Entre os tipos de mídia, a que apresentou maior crescimento foi o display, com 123,4% de evolução, frente a search (92,1%) e mensagens instantâneas (19,4%). Ainda assim, as buscas representam a maior fatia do bolo publicitário, com 48,9% do investimento, estimado em US$ 9,5 bilhões. Display tem 41,5% (US$ 8 bilhões), enquanto messaging complementa os 9,6% restantes, com US$ 1,9 bilhão.