Os investimentos do governo federal com publicidade cresceram 65% no primeiro semestre de 2016 em relação ao mesmo período de 2015. O site Contas Abertas fez um levantamento e aponta que as despesas subiram de R$ 234,1 milhões, no ano passado, para R$ 368,5 milhões, neste ano. Os valores incluem publicidade pública, institucional, legal e mercadológica.

Um mês antes da presidente Dilma Rousseff ser afastada da Presidência da República em maio, e no mês posterior à posse do presidente em exercício Michel Temer, foi realizada a maior parte do desembolso. Em abril, R$ 79,9 milhões foram destinados para a publicidade, representando o dobro do que o mesmo mês de 2015. Em junho, os gastos foram de R$ 82,1 milhões, 50% a mais do que o mesmo mês do ano passado.

De acordo com O Estado de S. Paulo, o governo Temer vai cortar 25% dos gastos com publicidade em 2017. Os gastos estatais também serão revisados. Eletrobrás e Correios vão diminuir a publicidade e os patrocínios, por exemplo.

A maior parte dos recursos de 2016 – R$ 212,4 milhões, que correspondem a 55% da verba, foi gasta com utilidade pública. É nisso que está a prioridade do governo Temer. A publicidade institucional recebeu R$ 109 milhões no primeiro trimestre. As verbas destinadas a publicidade legal (R$ 57,1 milhões) se referem a publicação de avisos, balanços, relatórios e comunicados de órgãos por força de lei. Ainda estão previstos R$ 8,1 milhões aos serviços mercadológicos, em que sociedades controladas pela União atuam em uma relação de concorrência no mercado. 

Com informações de O Estado de S. Paulo