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A Dentsu Aegis Network divulgou previsões atualizadas de investimentos mundiais em publicidade dentro do grupo para 2014 e 2015, com base em dados recebidos de 59 mercados nas Américas, Ásia-Pacífico e EMEA (Europa, Oriente Médio e África). Segundo o levantamento realizado pela Carat, empresa de mídia e pesquisa do grupo, as receitas globais de publicidade no Grupo Dentsu Aegis devem crescer 5% em 2014, um aumento de 4,8% em relação à previsão anterior realizada em março deste ano. Para 2015, a expectativa de incremento também é de 5%.

A América Latina lidera entre as demais regiões do mundo com 12,1% de expectativa de aumento de investimento publicitário. No Brasil, os investimentos entre as empresas do grupo deverão aumentar 9,4% em 2014 – devido, principalmente, à Copa e às eleições. A Argentina (levantada pela inflação alta no mercado) e a Colômbia cresceram 31,3% e 13,2%, respectivamente, esse ano, contribuindo bastante para o bom desempenho da network na região.

Abel Reis, CEO da Dentsu Aegis Brasil e Isobar Latam, diz que a aposta é em um cenário positivo para o mercado nacional também no ano que vem: espera crescer 8,1%. Entre as 10 principais categorias de anunciantes, o setor de varejo é o maior investidor no país, com crescimento de 2% no primeiro semestre de 2014 comparado ao mesmo período em 2013, seguido por Cosméticos e Cuidados Pessoais com alta de 13%. A maior taxa de crescimento, no entanto, foi do setor de Alimentos (55%). O setor Automotivo foi o único entre as categorias de destaque a ter declínio (-1%).

Além da América Latina, a região Ásia-Pacífico também deve superar o desempenho global da Dentsu Aegis. A América Latina atinge as maiores taxas com previsão de crescimento também em 2015: 11,8%.

A previsão é de mais um impulso positivo para a América do Norte e Europa Ocidental este ano, quando comparado aos números divulgados em março de 2014. Os EUA continuam apresentando crescimento e a expectativa é de que os investimentos por lá excedam o pico da pré-recessão, em 2007, pela primeira vez até o final deste ano. Impulsionado por uma perspectiva forte de crescimento do mercado do Reino Unido, algo em torno de 7,5%, a projeção da Dentsu para a Europa Ocidental é de retorno a um cenário positivo após dois anos consecutivos de declínio nos investimentos publicitários, com um incremento de 2,7% para 2014.

Mídia

Na divisão por mídia, a Televisão continua tendo a maior participação global em investimentos publicitários da rede, com 43,2% este ano. A categoria foi a que mais se beneficiou dos eventos esportivos – Olimpíadas de Inverno e Copa do Mundo da Fifa – com um pico nas taxas de crescimento ano a ano de 4,8%. A receita de publicidade em Outdoor foi impulsionada pelo crescimento da verba direcionada a OOH Digital, o que permitiu um crescimento de 3,3% com participação de investimentos estável em 7%. O Rádio continua a crescer de forma moderada e estável: +3,7% este ano e previsão de aumento de 3% em 2015. A digitalização do Cinema aumentou a flexibilidade e tempo de resposta para a categoria, por isso é esperado bom crescimento para 2015, com previsão de 4,3%.

Os investimentos globais em Mídia Digital ultrapassaram Jornais em 2012, mas os jornais permanecem como a terceira maior em participação de investimentos, com 14,5%. No entanto, passam por um declínio na participação com uma média anual de queda de um ponto percentual, e participação de investimentos prevista para cair para 13,5% em 2015. O mesmo ocorre na categoria de Revistas, embora o declínio ano a ano tenha sido menor: -1,6% em 2014 e -1,3% em 2015. A participação de Revistas na verba publicitária cai em média meio ponto percentual ao ano: tem 7,5% em 2014, e deve ir para 7% em 2015.

Digital

Os investimentos publicitários em Mídia Digital crescem em alta velocidade, com participação de 22,6% em 2015 e previsão de ultrapassar Jornais e Revistas juntos (20,4%). A participação total de investimento em Digital tem aumentado em média dois pontos percentuais a cada ano, com taxas de crescimento de dois dígitos: a previsão é de um aumento de 16,1% em 2014 e de 15,5% em 2015. O crescimento é impulsionado por Mobile, Vídeo Online e Mídias Sociais.

Mobile (incluindo tablets), segundo o estudo da Carat, ganha relevância na verba digital, em grande parte impulsionada por Google e Facebook, que juntos são responsáveis por uma estimativa de 70% de todos os investimentos publicitários globais em Mobile. A ascensão do vídeo foi acompanhada pela maior aceitação dos anúncios online nesta categoria.

Atualmente a maior parte da receita do Facebook vem de anúncios para celular, particularmente os anúncios de “instalar aplicativo”, também introduzidos pelo Twitter. Os anúncios também já chegaram ao Instagram, e dado o tempo que as pessoas passam nas redes sociais, a Dentsu Aegis Network aposta no crescimento do formato.

Para Jerry Buhlmann, CEO da Dentsu Aegis Network, as previsões mostram que o meio digital continua sendo destaque nas discussões de tendência de mercado.

“Os componentes desta mídia fornecem temas interessantes, com oportunidades para o celular liderar o debate. Com as mudanças no comportamento do consumidor impulsionando novas oportunidades de negócios, as marcas precisam estar atentas para entregar soluções inovadoras e integradas e colher os frutos mais adiante”, conclui o executivo.