Investimentos globais com propaganda chegam a $523 bilhões em 2014 e representam um crescimento de 5,3%, maior que 3,9% em 2013, informa o Advertising Expensiture Forecasts, da agência ZenithOptimedia. A porcentagem registra um forte aumento para os próximos dois anos, ficando em 5,3% em 2015 e 5,9% em 2016.

Já que a tecnologia contribui para que os anúncios de internet sejam mais baratos e efetivos, a expectativa é que a média cresça 17,1% neste ano e represente quase um quarto (23,6%) dos orçamentos de propagandas globais. Em um primeiro momento, essa estimativa supera as verbas para jornais e revistas, que são de 22,7%.

De acordo com o relatório, a previsão para os próximos dois anos é que os anúncios de internet continuem crescendo e representem 28,3% dos investimentos mundiais de 2016 ou apenas 9,9 pontos percentuais atrás da TV.

“A propaganda na internet está crescendo rapidamente já que as novas tecnologias fazem os anúncios atingirem muitas pessoas ao mesmo tempo, com mensagem certa e um preço eficiente”, explica Steve King, CEO Global da ZenithOptimedia.

Além disso, os anúncios de internet para celulares é, de longe, o mais rápido crescimento do setor. A expectativa é de 67% neste ano, sete vezes maior que em desktop, representando 20% de toda a publicidade na internet.

Os gastos com propaganda para internet vão continuar crescendo em 2015, saltando para 25%. Para 2016, a porcentagem será de 30% e significa que a propaganda em celulares irá crescer $35 bilhões entre 2013 e 2016.

“Cada vez mais, a propagação dos dispositivos móveis auxiliará que essa expansão continue, sustentando o crescimento global de gastos com publicidade para os próximos anos”, completou King.