A empresa global de pesquisa Ipsos e o aplicativo de celular TruckPad se uniram em uma parceria para entender os mais de 1 milhão de caminhoneiros no país. O app, já usado por empresas como Visa e Goodyear, será utilizado por pesquisadores para decifrar desde as rotas mais utilizadas no país até os hábitos de consumo desses profissionais. O TruckPad tem mais de 500 mil caminhoneiros em sua base de dados. 

O aplicativo TruckPad, propriedade de empresa homônima, permite que os motoristas relacionem ofertas de fretes na região em que se encontram e fechem negócios diretamente com o solicitante. Em dezembro, R$ 1,5 bilhão em frete foi lançado na plataforma, de acordo com a companhia proprietária da plataforma.

Por meio deste mesmo aplicativo, os motoristas receberão convites da Ipsos para participar de pesquisas e poderão acessar os questionários dos estudos direto de seus celulares.  

“Se uma montadora precisa conhecer a satisfação do motorista com um caminhão específico, por exemplo, podemos selecionar uma amostra de caminhoneiros com o perfil desejado. O questionário é respondido online, portanto os resultados são disponibilizados para o contratante da pesquisa em um tempo muito menor do que em estudos tradicionais em que um entrevistador vai para as estradas ‘caçar’ sua amostra de respondentes”, explica Fernando Deotti, diretor da Ipsos Loyalty.

“Agora, em parceria com a Ipsos, os fornecedores do setor poderão, além de se relacionar com o caminhoneiro, conhecer mais a fundo o setor e os caminhoneiros”, explica Carlos Mira, CEO da TruckPad.  

“É importante ressaltar que o perfil do caminhoneiro de hoje é bem diferente daquele estereótipo do homem simples, de pouca instrução que fica meses sem falar com a família. O que temos hoje nas estradas são veículos bastante sofisticados, dirigidos por profissionais qualificados que utilizam a internet  como ferramenta de trabalho e como meio de comunicação contínuo com sua família. Identificamos este potencial e vamos em frente para conhecer bem melhor estes profissionais”, destaca Deotti.