Com o objetivo de auxiliar os profissionais de marketing e as agências de publicidade a consultar, compreender e extrair dados de mercado de uma forma simplificada, a Ipsos acaba de lançar no Brasil a plataforma colaborativa Insight Cloud, em que assuntos “quentes” podem ser compartilhados como em uma rede social. O serviço faz parte de um lançamento global da companhia e engloba a oferta de produtos da Ipsos UU, setor da empresa especializado em pesquisa qualitativa.

Divulgação

Desenhada para funcionar como uma biblioteca interativa de informações relevantes para vários segmentos de negócios, a plataforma auxilia empresas a tomar decisões e a acelerar lançamentos de produtos e serviços no mercado. Em termos técnicos, a curadoria de conteúdo, que é feita por um time de especialistas da Ipsos, funciona de maneira semelhante à página de recomendação inteligente da Amazon e com interface semelhante ao serviço de buscas do Google.

“A gente sabe que alguns de nossos clientes têm plataformas que armazenam informações. A diferença é que o Insight Cloud, além de arquivar e organizar infos muitas vezes desorganizadas dos clientes, tem uma parte de inspiração com curadoria da Ipsos. A plataforma é um espaço vivo, onde as pessoas podem contribuir e passar bastante tempo com acesso a informações de consumidor”, explica Ana Claudia Malamud, diretora da Ipsos UU. “Ela tem o nível de recomendação da Amazon, por isso vai sempre recomendar ou indicar outras informações de interesse do usuário. O maior benefício disso é que a gente evita o envio de informações repetitivas e projetos redundantes”, acrescenta a executiva.

Por ser um projeto de caráter colaborativo, o Insight Cloud reúne não apenas pesquisas da casa, mas também dados gerados pelos próprios clientes da Ipsos, que têm, segundo Ana Claudia, “informações e conhecimentos espalhados dentro das empresas para serem compartilhados”.
A ideia, explica a executiva, é reunir em um ambiente só insights de vários lados que, juntos, transformam-se em “informações valiosas e de negócios”.

A plataforma já está disponível para todos os clientes da Ipsos, que é a desenvolvedora do conceito da plataforma. Já o desenvolvimento dos aspectos técnicos do serviço, como o back-end e a hospedagem em nuvem, estão a cargo das empresas de tecnologia Rocket Science e loop/recur, ambas de São Francisco, nos Estados Unidos, parceiras da Ipsos na iniciativa.