A agência de marketing digital Skills acaba de completar um ano no Brasil, sob o comando do executivo Renato Bueno. O período de implementação foi considerado positivo, com uma certa inversão de papéis: no início, muito do que foi produzido era com base nos padrões da matriz, na Itália, mas agora é a produção local que vem sendo exportada. Além disso, a operação brasileira lançou uma unidade de negócios voltada para pequenas e médias empresas.

“Muito do que desenvolvíamos tinha uma participação forte de lá. Hoje temos autonomia e praticamente tudo é feito aqui, inclusive servindo de modelo para fora”, conta Bueno. “Além de soluções customizadas para grandes empresas, lançamos a unidade PME para atender empresas de pequeno porte que queiram usufruir do mundo digital mesmo sem ter milhões para investir”, explica.

Segundo Bueno, o foco da Skills Brasil são as ações de B2B, com soluções completas no meio digital e ações offline complementares. “Somos uma empresa que trabalha no relacionamento de empresas com seus clientes, em qualquer momento e canal de contato. Hoje nosso principal diferencial é justamente trabalhar desde os aspectos construtivos, que é a consultoria de marketing, passando pela produção de conteúdo, até a solução gráfica e tecnológica de um app. Desenvolvemos inclusive ações offline complementares, como a ativação dos aplicativos que criamos”, detalha Bueno.

Com sede em Belo Horizonte, a Skills já conta com operação em São Paulo e tem planos de expansão. “B2C é uma possibilidade”, comenta Bueno. Atualmente, atende clientes como L’Oréal, Kroton e Telefonica-Vivo.

Fundado pelos italianos Franco Tripi e Riccardo Tripi em 1981, o Grupo Skills começou como consultoria de negócios, passando a focar em soluções digitais em 2003. Bueno, que atuava como superintendente de desenvolvimento de negócios na Almawave, da AlmavivA do Brasil, com passagens por Siemens e Nokia Siemens, foi o responsável por trazer a empresa ao Brasil.