Audi, Honda e Volkswagen estão entre as marcas que utilizam-se da estratégia de itens colecionáveis

 

A onda de consumidores que se tornam fãs das marcas veio mesmo para ficar. Dentro desse movimento, a mais nova tendência verificada é a criação de produtos a partir do core business das marcas, como se fossem itens de coleção. O Grupo Doca Comunicação, formado em 2009 pelos sócios Anderson Ramos e Mariana Alvarenga, com foco em below the line, percebeu esse nicho de mercado e partiu para cima. Hoje, a Doca cria itens colecionáveis para marcas como Volkswagen, Audi, Honda, Bohemia, Azul e avisa que o número de clientes só tende a crescer no próximo ano.

“Isso trouxe para nós um diferencial muito grande. Tanto que hoje estamos com as principais montadoras do Brasil e estamos em processo de fechamento de contrato com outras”, ressalta Ramos, diretor geral do grupo composto por cinco empresas (Doca8, Gift4U, Log8, Doca People e Doca Digital, com soluções em criação de campanhas promocionais, conteúdo digital, logística e distribuição de produtos).  “O que temos é uma solução muito próxima de completa. Adotamos uma estratégia de expandir nosso negócio criando outras unidades que se complementam”, contou.

À primeira vista, os produtos desenvolvidos pela Doca para as marcas parecem brindes. Mas na segunda olhada, já é possível perceber que os itens batizados pela agência como Brand’s Collection têm um valor agregado e qualidade bem diferentes de um simples brinde. A grife Audi traz opções como camisa polo, jaquetas e bonés, enquanto a Volkswagen tem chaveiro do Fusca, cadernos e um boné com a cara da Kombi. Já a Honda tem camisetas, relógio e até mala. Vale ressaltar que há versões masculinas e femininas.

“Transformamos a essência da marca em produtos de grife, em coleções. Vira mesmo uma plataforma de comunicação da marca. Vamos criando coleções e subprodutos também para acompanhar os lançamentos das empresas. Além disso, essas coleções constroem branding e dão retorno financeiro para as marcas”, destacou Mariana. Os sócios ressaltam que um dos diferenciais é ter dentro do grupo uma solução muito completa, já que a empresa cria o produto, fabrica, armazena, comercializa (principalmente, no e-commerce da marca) e distribui a peça.

A criação dos itens colecionáveis começou há dois anos com um projeto piloto para a Volkswagen e hoje já representa 35% das receitas do Grupo Doca, com perspectiva de chegar a 50% no próximo ano. Ramos explica que a agência faz contrato de exclusividade de licenciamento da marca. Ele reforça, que fora do Brasil, essa onda é uma febre e que a tendência é que as marcas tenham, cada vez mais, lojas que vendam esses subprodutos. “As grandes montadoras têm uma estratégia muito forte de desenvolvimento de produtos de grife fora do Brasil, com altos investimentos”, destacou.