A gratidão rege a comunicação da Coca-Cola neste fim de ano. Nesta linha, a marca resolveu materializar o “obrigado” por meio da Máquina da Gratidão, uma criação da  J. Walter Thompson que permite ao público enviar uma Coca-Cola para uma pessoa especial, junto com um vídeo de agradecimento.

A mecânica de funcionamento é simples. O consumidor escolhe uma das três versões da garrafa de alumínio comemorativa da marca e deposita no equipamento para começar a interação. A partir daí, o consumidor diz quem vai presentar e grava o vídeo personalizado com vários filtros de Natal. Para amplificar ainda mais a campanha, os vídeos poderão ser compartilhados nas redes sociais, integrando a ação nos pontos de venda com o meio digital. 

 https://www.youtube.com/embed/cEwieb3p4Gw

Dez máquinas foram instaladas em lojas AM/PM dos Postos Ipiranga, em unidades da rede Carrefour e da rede Pão de Açúcar. Elas também serão levadas à shoppings centers em São Paulo. 

A ação chegará também à televisão, marcando presença em programas comandados por alguns dos principais apresentadores do país, como Luciano Huck, Rodrigo Faro, Marcelo Adnet e Fábio Porchat – eles vão explicar o funcionamento da máquina e divulgar a iniciativa.  

Gustavo Lacerda e Nacho Mendiola, diretores de criação da J. Walter Thompson, lideraram o desenvolvimento da campanha. O processo contou com uma equipe multidisplinar, que teve de consultoria de design a especialistas em user experience, além de um time de arquitetos. O objetivo era garantir um produto que proporcionasse uma experiência amigável e pudesse ser produzido em escala. 

“Construímos uma Máquina com longevidade que poderá ser usada em outras oportunidades, além da campanha de Natal”, detalha Nacho. 

FICHA TÉCNICA

Cliente: Coca-Cola

Produto: Institucional

Campanha: Natal 2016

Agência: J. Walter Thompson

Título: Máquina da Gratidão

CCOs: Ricardo John, Rodrigo Grau

ECD: Humberto Fernandez

Diretor de Criação: Gustavo de Lacerda, Nacho Mendiola

Direção de Arte: Caio Gandolfi, Pedro Ricci, Pablo Lobo

Redação: Diego Ferrite, Marcel Ares

Consultoria de Design: Rodrigo Maia

Direção e Produção de RTV: Marcia Lacaze

Gerente de projeto / Producer: Thiago Segundo, Daniel Rybak, Luciano Vilela

Atendimento: Felipe Giacon, Stefano Paduan

Mídia: João Dabbur, Camila Bertoli, Stella Lopes, Beatriz Guerzoni, Ligia Mattos, Juliana Magalhães 

Planejamento: Gisele Bambace

Head of Digital: Maísa Delgado

Produção Digital / Creative Technologist: Sérgio Costa 

Produtora de tecnologia: Índice.in 

Agência técnica: CWI Software 

Arquitetura de informação: Try e Índice.in 

Aprovação do Cliente: Adriana Knackfuss, Marcelo Pascoa, Bianca Rosenberg, Vinicius Limoeiro, Erika Wolthers, Clara Castro, Carla Dart