Com nomes revelados no último dia 12, os jurados brasileiros que participarão do Cannes Lions 2012, que acontece entre 17 e 23 de junho, na Riviera Francesa, já começam a ter atribuições ligadas ao festival. No total, serão 14 profissionais integrando cada uma das 15 áreas do evento (veja lista abaixo), com exceção da estreante Branded Content & Entertainment Lions, que não terá representante do país nesta primeira edição. Além deles, outro brasileiro participará como jurado: André Rabanea, cco da Torke, representando Portugal em Direct Lions.

Como novidade em relação aos anos anteriores, quando os jurados ampliavam sua familiaridade com os trabalhos inscritos apenas após o fim do prazo em questão, os envolvidos na próxima edição do festival deverão auxiliar as agências na pré-confirmação dos cases, tendo como objetivo potencializar a busca por Leões. “Esse já era um trabalho realizado por mim e pelos demais diretores de criação dentro da agência anualmente. Saber inscrever bem é tão importante quanto criar em si. Há várias categorias em que cada peça pode se encaixar, sempre há alguma novidade técnica e cuidados como esses podem te fazer ganhar um Leão que você nem imaginava, assim como deixar de ganhar por falta deles”, analisou Manir Fadel, vice-presidente de criação da Lew’LaraTBWA e jurado deste ano em Press.

A área é, na história recente do festival, a de maior sucesso brasileiro. Mesmo assim, Fadel crê que tal preocupação pode sim fortalecer as chances de manter ou até ampliar a hegemonia do país. “O trabalho pré-inscrição ajuda. Depois de tudo inscrito, não há nada a se fazer além de conhecer e defender”, acrescenta Fadel. Uma análise prévia pode, inclusive, mostrar potencial de determinados trabalhos em angariar prêmios em áreas além daquelas para as quais foram pensadas. “Falando em Press especificamente, algumas agências desenvolvem ideias mais integradas, interativas. Uma conversa anterior ao período limite de inscrições pode, por exemplo, indicar seu potencial na área de Media”, completa.

Em áreas mais novas, como Film Craft, um trabalho prévio também aumenta as chances de Leão, como indica Dulcídio Caldeira, diretor de cena da ParanoidBR e jurado brasileiro na divisão. “Craft é uma área que não privilegia só a ideia, mas também a produção em si e, muitas vezes, quem inscreve esquece de olhar sob a luz de cada uma das seis subcategorias. Explorando melhor as oportunidades de acordo com cada trabalho, é possível aumentar razoavelmente as chances de Leão”, confirma.

Oportunidade no escuro

No caso de Léo Xavier, sócio e ceo do Grupo Mobi, o trabalho será mais complicado, já que a área em que ele atuará como jurado, Mobile Lions, é estreante nesta edição. O panorama, porém, aliado ao auxílio de quem já teve experiências anteriores, pode trazer benefícios ao Brasil. “Como a área é nova, é difícil saber os detalhes de como fazer as inscrições. Mas vale lembrar que, mesmo menor e mais restrita, ela era uma subcategoria de Cyber até o ano passado. Vou conversar com jurados dos anos anteriores, inclusive de outras áreas, como Promo & Activation, que tiveram experiências bacanas para dividir. É bom lembrar também que não há hoje muita diferença em mobilidade entre o que se produz no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo. Num primeiro ano meio sem dono e sem padrão, podemos sim nos destacar. Estou otimista”, avalia Xavier.

Relembre abaixo os 14 jurados que representarão o Brasil no Cannes Lions 2012

Mario D’Andrea, sócio e cco da Fischer & Friends (Titanium & Integrated)
Guga Ketzer, sócio e vice-presidente de criação da Loducca (Film Lions)
Manir Fadel, vp de criação da Lew’LaraTBWA (Press Lions)
Anselmo Ramos, vp de criação da Ogilvy (Promo & Activation Lions)
Carlos Domingos, sócio e diretor executivo de criação da Age Isobar (Direct Lions)
Flávio de Castro, sócio e diretor da FSB Comunicações (PR Lions)
Gustavo Gaion, vp de mídia da Y&R (Media Lions)
Luciana Haguiara, diretora de criação digital da AlmapBBDO (Cyber Lions)
Renata Melman, sócia e diretora de criação da 100% Design (Design Lions)
Roberto Fernandez, diretor executivo de criação da JWT (Radio Lions)
Wilson Mateos, diretor de criação da DM9DDB (Outdoor Lions)
Dulcídio Caldeira, diretor de cena da ParanoidBR (Film Craft)
João Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat (Creative Effectiveness)
Leo Xavier, sócio e ceo da PontoMobi (Mobile Lions)