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São vários os estudos com o propósito de classificar as marcas mais valiosas, mais lembradas pelo consumidor e assim por diante. Até aqui, no entanto, não tinha se ouvido falar ainda em marcas ágeis, que foi justamente o propósito do estudo conduzido pela agência global de branding Landor, que na manhã desta quarta-feira (24) apresentou, em São Paulo, as dez marcas brasileiras consideradas mais ágeis. Fazem parte da lista Skol, Itaú, Ipiranga, Bohemia, O Boticário, Bauducco, Guaraná, Porto Seguro, Riachuelo e Brastemp, que se destacaram em um grupo de 50 anunciantes brasileiros.

 Segundo o estudo da Landor, uma marca ágil é sustentada por seis pilares: princípios, adaptável, aberta, multicanal, responsável e global.

“Este é um conceito bem novo, mas algumas marcas, quando começamos a desenvolver a pesquisa, já se demonstravam bem autênticas. Para alguns ainda soa meio esquisito, mas para outros agilidade já faz parte do dia a dia. Com o estudo, a Landor ajuda as marcas a se adaptarem a isso ou a replicarem o que funciona bem”, afirma Fernando Leira, General Manager da Landor.

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O trabalho apresentado é uma adaptação nacional de um estudo global realizado pela Landor, que identificou as 10 marcas mais ágeis do mundo. Na ocasião, a pesquisa foi realizada em quatro etapas e contou com a participação de 80 mil consumidores, entrevista com Millennials, análise de 5.200 marcas e de mais de 4 mil posts nas redes sociais. Entraram na lista Samsung, Android, Wikipedia, Google, Dyson, Apple, YouTube, Microsoft, Ikea e Disney.

Para chegar ao top 10 no Brasil, a Landor avaliou o reconhecimento das marcas com base no BrandAsset®Valuator Brazil (BAV), banco de dados de propriedade da agência, e na pesquisa BrandZ Millward Brown 2014, que mede o valor da marca de acordo com o desempenho de negócios e realiza entrevistas com mais de 2 milhões de consumidores em todo mundo.

Em seguida, a Landor selecionou as marcas que apresentaram crescimento financeiro e de mercado nos últimos anos e verificou aquelas com um ou mais dos seis comportamentos das marcas ágeis em suas iniciativas de comunicação e relacionamento com seus públicos.