Deve ser divulgado a qualquer momento o resultado oficial de uma das maiores concorrências publicitárias desta ano no mercado internacional: a da Latam Airlines, holding criada em junho de 2012, que controla a companhia aérea brasileira TAM e a chilena LAN. De acordo com fontes do propmark, o anunciante vai escolher o WPP a partir de um trabalho coordenado pela Y&R, que atende a conta da TAM no Brasil há cerca de 10 anos.

O anunciante optou por convidar os principais grupos de comunicação do mundo que, por sua vez, definiram frentes de trabalhos lideradas por algumas de suas principais agências. O Publicis disputou com ações coordenadas pela Talent enquanto o Interpublic teve a WMcCann à frente das estratégias e o Omnicom, a DM9DDB. O Havas também foi avaliado porém não pôde continuar no processo por conflito com a conta da Air France.


Também segundo fontes do propmark, o grupo vencedor da concorrência vai trabalhar com uma nova marca de companhia aérea, unindo LAN e TAM em todos os mercados onde as duas empresas operam. O processo de concorrência, além de publicidade, envolveu as mais diversas disciplinas de marketing como design, relações públicas, marketing direto, marketing digital e marketing promocional.

Uma fonte ligada à Y&R afirmou agora há pouco que a agência teria recebido desde a última sexta-feira (24), uma série de questões sobre esclarecimentos diversos envolvendo aspectos operacionais e financeiros. A mesma fonte afirmou que até o momento, o WPP não teria recebido qualquer tipo de informação confirmando ser “vencedor” ou “estar fora” do processo. A concorrência começou há cerca de três meses com reuniões e apresentações realizadas em Santiago, no Chile, sede da Latam.

A TAM informou que “o processo de concorrência para a definição da agência global do Grupo LATAM segue em andamento e o resultado oficial será divulgado pelo Grupo assim que finalizado.”