Imagine comprar um produto no supermercado e, por meio do QR code da embalagem, conseguir ver informações sobre o que está comprando. Essa é a principal função da nova identidade visual da Origens Brasil, que é um sistema de rastreamento dos produtos com origem no Xingu, com informações fornecidas pelos próprios produtores do território. A LDC foi a responsável pela concepção de toda a identidade visual.

Divulgação

 

Liderado pelo Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) e pelo ISA (Instituto Socioambiental), a novidade, divulgada na manhã desta terça-feira (22), permite mais transparência à sociedade das práticas comerciais adotadas pelos indígenas. Entre as informações disponíveis ao consumidor, estão a história, localidade, nome/idade e etnia a que pertence a pessoa que extraiu os produtos, as características do território onde foi produzido, etc. 

“Cada produto tem uma origem, uma história diferente dentro do território, e a gente quer contar para o consumidor essas histórias”, explica Patrícia Cota Gomes, coordenadora do Imaflora.

 

Já Eduardo Tallia, head de design da agência, disse que o objetivo desse projeto, que nasceu há mais de dois anos, é de usar a tecnologia em prol do rastreamento da origem dos produtos. “A LDC criou um sistema de identidade associado à tecnologia de rastreamento do projeto. Para cada produto um logo diferente, para cada logo uma história diferente”, diz. “Uma marca escaneável, carregada de informações e que muda de acordo com a origem do produto”, completa. 

Além da identidade visual do Origens Brasil, a LDC foi a responsável também pela criação do nome, estratégia de comunicação e promoção da iniciativa. Guga Ketzer, presidente da agência, conta que o principal desafio foi criar engajamento. “O desafio era engajar o consumidor no projeto. Aliamos, então, tecnologia e design para criar uma conexão entre os consumidores dos grandes centros urbanos com comunidades extrativistas do Xingu com a finalidade de valorização desses povos e consequentemente desse território”, afirma. 

O Origens Brasil já conta também com o envolvimento de diversas empresas parceiras ligadas ao tema socioambiental e de responsabilidade social coorporativa, entre elas Wickbold, Grupo Pão de Açúcar, Firmenich e Mercur.