Executivo com mais de 20 anos de experiência na NBA veio ao Brasil falar sobre o marketing esportivo que sua equipe realiza na Florida (EUA)

A convite da Liga Nacional de Basquete (LNB), Michael Forde, chief sales officer (CSO) do Orlando Magic, palestrou, no último dia 4, no auditório do Paulistano, em São Paulo.

Michael Forde, chief sales officer (CSO) do Orlando Magic (Fotos: Alê Oliveira)

O executivo, com mais de 20 anos de experiência na NBA, veio ao Brasil falar sobre o marketing esportivo que sua equipe realiza na Florida, e como são os desafios em um mercado concorrido como é o norte-americano.

Michael trouxe lições valiosas de como é possível melhorar o produto basquete para ser mais rentável aos clubes do Novo Basquete Brasil (NBB) Caixa e mais agradável para o torcedor consumidor, desde o momento da compra do ingresso até sua volta para casa. A ideia foi mostrar um novo conceito de relação com os consumidores para que eles tenham desejo de retornar mais vezes aos ginásios.

Michael Forde, chief sales officer (CSO) do Orlando Magic

Rodrigo Franco Montoro, presidente da LNB, enalteceu a apresentação de Michael Forde: ‘É uma experiência muito rica essa troca com o representante de um time tão importante da NBA, maior liga de basquete do mundo, nada mais natural que possamos ter a oportunidade de aprender com essas experiências. Temos o privilégio de receber o Michael pela segunda vez, para nos mostrar uma apresentação rica de detalhes e disposto a trocar informações e tentar nos atender dentro daquilo que temos de realidade. É muito interessante. Tem muita coisa distinta da nossa realidade financeira, mas muitos dos conceitos podem tentar ser replicados”.

Rodrigo Montoro, presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB)

Michael Forde acrescentou ressaltando o papel dos torcedores brasileiros na popularização do basquete: “O Brasil é um mercado importante para nós, temos muitos brasileiros que visitam Orlando e experimentam a NBA em um jogo do Magic. A NBA cresce em importância e seus fãs têm crescido no mercado brasileiro”.

Rodrigo Montoro, presidente da LNB, e Michael Forde, chief sales officer (CSO) do Orlando Magic

A palestra contou com a mediação de Álvaro Cotta, diretor de marketing da Liga Nacional de Basquete (LNB), 'É um aprendizado muito grande, principalmente da experiência histórica da NBA. A gente vem discutindo, queremos aproveitar e posicionar todos os nossos eventos e produtos de uma forma que ofereça uma experiência para quem é fã de basquete', finaliza o dirigente.

Álvaro Cotta, diretor de marketing da Liga Nacional de Basquete (LNB)

O evento contou com a presença do corpo diretivo da Liga Nacional de Basquete (LNB), anunciantes e parceiros comerciais da entidade, diretoria do Club Athletico Paulistano e dirigentes de diversos clubes que competem no NBB CAIXA.

Corpo diretivo da LNB: Douglas Carraretto (diretor de comunicação), Sergio Domenici, (superintendente), Rodrigo Montoro (presidente), Álvaro Cotta (diretor de marketing) e Eduardo Leite (diretor-comercial)
Michael Forde, entre Renata Senne e Paula Patrícia Giordano, da Claro
Miguel Cremonezi, Adriana Kovacs, Kleber Paz e Estevão Cezario, da Caixa
Felipe Granzotto (EMS), Rafael Plastina (SportTrack) e Álvaro Cotta (LNB)
Sergio Domenici, superintendente da LNB
Eduardo Leite, diretor-comercial da LNB
Paulo Bassul (LNB), Michael Forde (Orlando Magic) e a atleta medalhista, Lilian Lopes
Rodrigo Franco Montoro (LNB), Michael Forde (Orlando Magic), Eder do Lago Mendes Ferreira e Celso Doria, presidente e vice do Paulistano
Eder do Lago Mendes Ferreira, presidente da Paulistano, e Rodrigo Montoro, presidente da LNB
Eduardo Leite, diretor-comercial, e Álvaro Cotta, diretor de marketing, da LNB
Celso Doria, vice-presidente do Paulistano
Eduardo Leite, diretor-comercial da LNB, e Luciano Marcondes, gerente de contas do propmark
Daniel Fudoli (Ninas Tênis Clube), Guilherme Guimarães (Lance) e Sergio Domenici (LNB)
Victor Freire (LNB), Paula Patrícia Giordano e Renata Senne (Claro), e Eduardo Leite (LNB)
Régi Andrade (Máquina do Esporte) e Luciano Marcondes (propmark)
Dimas Martins e Luiz Peruchi (Mogi das Cruzes Basquete)
Miguel Cremonezi e Kleber Paz (Caixa), Rodrigo Montoro (LNB), Michael Forde (Orlando Magic), Álvaro Cotta (LNB), Estevão Cezario e Adriana Kovacs (Caixa), e Eduardo Leite (LNB)
Evento foi realizado no auditório do Paulistano, em São Paulo