Alê Oliveira

O Marketing Best comemora seus 30 anos prestando homenagem às empresas que mais se destacaram na disciplina durante as últimas três décadas. O trabalho de aproximadamente uma centena de marcas, que foram premiadas nos últimos 30 anos, está sendo analisado pela Abramark (Academia Brasileira de Marketing). Dessa avaliação, sairão os nomes de 30 a 40 companhias, que vão receber um troféu especialmente criado para a ocasião, que será entregue numa festa, em maio deste ano.

A Rae,MP assina o design da peça. A agência também será responsável pela campanha de divulgação, que começará a ser veiculada em breve no PROPMARK impresso e online, e também nas revistas Marketing e Propaganda.

Desde 1987, quando o prêmio foi criado em uma parceria entre a Editora Referência, de Armando Ferrentini, que publica o PROPMARK e as revistas Marketing e Propaganda, e pelo MadiaMundoMarketing, de Francisco Alberto Madia de Souza, foram analisados pelos jurados mais de 3.200 cases. Cerca de 800 deles foram premiados, o que dá cerca de 30 troféus por ano.

O prêmio surgiu para concorrer com o Top de Marketing, da ADVB (Associação Brasileira dos Dirigentes de Vendas do Brasil). “Sempre que tem um concorrente, você valoriza os dois players. O prêmio já nasceu com inovações, mas o marketing ainda engatinhava no Brasil e estava manifestando sinais que daria um salto em breve. A partir de 1994, fica claro que o país estava se transformando em uma economia de mercado”, explica Madia.

Alê Oliveira

Segundo o executivo, ao longo destes 30 anos, o Marketing Best foi registrando a evolução da comunicação das marcas. “As empresas passaram a ter mais cuidado. O terreno foi mais que adubado para o marketing crescer e florescer. A partir da virada do milênio, com a chegada da internet, estamos diante de um novo ambiente”, conta.

A maneira como marcas e consumidores se relacionam foi totalmente transformada com a chegada do digital. “A internet fortalece toda a comunicação direta de empresas para pessoas. Se antes havia a comunicação que interrompia, hoje as pessoas se comunicam entre si e elas vão ao site da empresa buscar mais informação. A comunicação perde o componente interruptivo e torna-se disponível. Se fizermos uma retrospectiva, todas essas mudanças estão contempladas nesses 30 anos do Marketing Best”, diz.

Além da festa comemorativa dos 30 anos, o prêmio terá a 30ª edição, no segundo semestre, como ocorre todos os anos.