Isabela Martins, consultora da IBM Brasil

Os departamentos de tecnologia e de marketing, tradicionalmente apartados dentro das companhias, precisarão convergir cada vez mais para entregar as soluções necessárias no diálogo entre empresas e consumidores. A conclusão faz parte de um estudo comparativo da IBM com 4.900 diretores de marketing e de tecnologia em 71 países, divulgado na semana passada.

A pesquisa deixa claro que as transformações geradas pela tecnologia, principalmente nos últimos cinco anos, assustam os executivos. Quando perguntados sobre as mudanças esperadas, 79% dos diretores de marketing disseram esperar grande complexidade e a metade afirmou não estar preparada. Do lado dos profissionais de tecnologia, 82% afirmaram vislumbrar alta complexidade e 52% disseram sentir-se despreparados.

O estudo aponta que a sensação de incompreensão sobre o futuro deve-se à alta volatilidade do clima econômico e às rápidas transformações em tecnologia, que afetam o relacionamento das organizações com os consumidores. “Tanto os executivos de marketing quanto de tecnologia estão sob considerável pressão para desenvolver, de forma precisa, respostas estratégica, e executar e entregar ações de valor”, aponta a pesquisa.

A principal necessidade em conjugar as funções das duas áreas é para entregar valor para consumidores empoderados. “As preocupações desses profissionais nunca estiveram tão próximas. A complexidade atual exige intersecção cada vez maior entre os dois setores”, avalia Isabela Martins, consultora da IBM Brasil para o segmento de CRM (Customer Relationship Management). “Uma coisa era o marketing capturar dado demográfico, estruturado, mas outra é preparar-se para muitas informações geradas por um consumidor empoderado”, afirma.

Dados do estudo mostram que 82% dos profissionais de marketing pretendem utilizar tecnologia para aumentar sua presença nas redes sociais. Na outra ponta, 79% dos executivos de tecnologia declararam que sua prioridade nos próximos cinco anos é usar tecnologia para gerar insights. A partir do momento que ambos voltam os olhos para o manuseio de dados, unir os dois departamentos torna-se uma oportunidade.