Decisões orientadas por dados são fortemente valorizadas por profissionais de marketing do mundo inteiro, segundo resultados da segunda edição da pesquisa The Global Review of Data-Driven Marketing and Advertising realizada com três mil profissionais de marketing de anunciantes, empresas prestadores de serviços e desenvolvedores de tecnologia de 17 países. 

O levantamento foi realizado por um consórcio global de associações de marketing e coordenado pela Abemd (Associação Brasileira de Marketing Direto) no Brasil, que colaborou com 523 respondentes.

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O principal resultado: 81,3% dos profissionais (número maior do que o do ano passado, 80,4%) indicaram que dados são muito importantes para o seu negócio. E 59,3% (contra 57,1% do ano passado) consideram que o marketing orientado por dados é crítico para os seus negócios. Os resultados estão publicados no relatório The Global Review of Data-Driven Marketing and Advertising, da Global DMA (aliança de mais de 25 associações de marketing independentes ao redor do mundo) e do Winterberry Group (consultoria estratégica especializada em publicidade, marketing, mídia e informação, com sede nos EUA).

O relatório apurou, entre julho e setembro, as práticas nos seguintes mercados: Argentina, Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Chile, Cingapura, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, Hungria, Índia, Itália, Nova Zelândia, Reino Unido e Suécia. Efraim Kapulski, presidente da Abemd, fala que foi uma grande conquista ter tantos profissionais e empresas de todo o mundo participando de um estudo tão abrangente. “Nós fizemos isso para ajudar empresas e anunciantes a terem benchmarks claros para suas campanhas e, assim, analisar alocações de verbas em conformidade com as melhores práticas globais, desenvolvendo estratégias para a utilização dos dados disponíveis de maneira significativa, responsável e de fácil acesso”, disse.

Algumas informações se destacam no mercado brasileiro. O crescimento dos investimentos em marketing orientado por dados no Brasil durante o ano passado continuou a aumentar, inclusive em taxas maiores que as médias globais: 73,3% dos entrevistados brasileiros declararam que dados são importantes para seus esforços de publicidade e marketing e 83,6% disseram que vão ficar ainda mais importantes.

A confiança do profissional brasileiro em relação ao mar- keting orientado por dados e seu crescimento potencial continuou alta e praticamente na média global: 4.10 vs 4.14, em uma escala de 1 a 5, onde 5 representa confiança “extrema”. Em relação aos fatores impulsionadores e inibidores do crescimento da atividade, os brasileiros destoaram apenas no quesito “condições econômicas gerais”, no qual manifestaram um claro temor de que a situação da economia brasileira possa afetar o desempenho do marketing orientado por dados.