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Uma nova pesquisa da RSW/US, instituto de pesquisa em novos negócios que tem o foco em marketing e agências, sediada em Miami, aponta que 2016 vai ser o ano em que anunciantes farão o caminho inverso do que se viu nos últimos tempos: a verba de mídia investida em digital, inclusive mobile, será redirecionada, ainda que parcialmente, para as chamadas mídias tradicionais, como TV, rádio e impresso.

Realizada em dezembro passado, a pesquisa 2016 RSW/US New Year Outlook, resultado de uma parceria com o Adweek, ouviu 165 profissionais de marketing de nível sênior e 115 executivos de agências dos Estados Unidos. Segundo 34% dos profissionais de marketing entrevistados no estudo, o investimento em mídia tradicional será maior este ano, diminuindo consequentemente a verba de digital, enquanto apenas 19% dos profissionais de agências esperam por este movimento. 

“As agências precisam pensar que a mídia tradicional continua sendo importante e, portanto, eles não deveriam ficar tão focadas em perseguir a próxima tecnologia”, afirmou o presidente da RSW/US, Mark Sneider.

Agências
Este é o décimo ano da pesquisa que, além do olhar voltado para mídia, faz uma análise da relação entre anunciantes e agências. Outro dado importante levantado nesta edição do estudo diz respeito ao aumento de clientes trabalhando simultaneamente com múltiplas agências. Segundo os dados, desde 2009, este é o ano com o maior índice de respondentes, 74%, propensos a usarem duas ou mais agências – um aumento de 12% em relação ao índice do ano passado.

Para vencer essa disputa por anunciantes, as agências americanas encontram no próprio estudo uma dica e, novamente, a internet entra em questão, merecendo, segundo os dados, mais atenção em sua estratégia: ainda que o investimento em digital esteja propenso a cair, 55% dos entrevistados priorizam a criatividade na hora de escolher uma agência, enquanto 42% estimam o desenvolvimento digital e 33%, a estratégia em construção de marcas. Do lado das agências, esses três itens também são considerados os mais importantes, mas em ordem contrária: 59% priorizam a construção de marcas, 56% a parte digital e 55%, a criatividade.

Além disso, para quase 39% dos profissionais de marketing de anunciantes ouvidos, a expertise em compra de mídia tradicional é considerada um diferencial importante na hora de escolher uma agência.