Reprodução

No Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado nesta sexta-feira (31), o Brasil tem motivos para comemorar. Dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) revelam que, em 2018, 9,3% dos brasileiros afirmaram ter o hábito de fumar. Em 2006, ano da primeira edição da pesquisa, esse índice era de 15,6%. Nos últimos 12 anos, a população entrevistada reduziu em 40% o consumo do tabaco, o que reforça a tendência nacional observada, ano após ano, de queda constante desse hábito nocivo para a saúde.

Apesar dos números, muitos ainda seguem fumando. Pensando nisso, PROPMARK relembra abaixo 10 campanhas impactantes para o Dia Mundial sem Tabaco.

Confira:

Tumor
Em 2012, o Serviço Nacional de Saúde britânico criou um anúncio polêmico contra o fumo. Durante o filme, um tumor cresce no próprio cigarro.
https://www.youtube.com/embed/K9NTmAFQvfs

Pele
O cigarro não custa apenas dinheiro. Há muito mais envolvido, como mostra este filme da Food and Drug Administration, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.
https://www.youtube.com/embed/x1jmPT1D6os

O fim
Este filme da Quit UK mostra que o fim de quem fuma está muito mais perto do que parece.
https://www.youtube.com/embed/RWLnqrzJAgs

Saco de mortos
A CP+B criou uma ação impactante. Neste case feito para a The Truth Iniciative, organização dedicada a “tornar o uso de tabaco uma coisa do passado”, a agência decidiu colocar “cadáveres” na frente de um prédio de uma grande empresa tabagista.
https://www.youtube.com/embed/S0fJyeW3v4o

Uma conta imoral
“Com a indústria do cigarro, o Brasil está no prejuízo.” Este é o conceito da campanha #ContaDoCigarro, apresentado em filme de 60” pelo médico Drauzio Varela com a ACT Promoção da Saúde. Quem assina a campanha é o consórcio Mind The Gap/365.
https://www.youtube.com/embed/lhx1UcBLEis

Voz
Neste anúncio de 1996, Debi Austin relata sua luta para parar de fumar mesmo depois de ter sua laringe removida. A realização do anúncio levou-a a parar de fumar e contar sua história a milhares de crianças e adultos da Califórnia. Infelizmente, Debi faleceu em fevereiro de 2013 depois de enfrentar vários cânceres relacionados ao tabaco por mais de 20 anos.
https://www.youtube.com/embed/G3u2VX1tcNk

Dica
Este filme impactante do Centro de Controle e Prevenção de Doenças mostra a dica mais importante que alguém que foi vítima do cigarro pode dar: pare. “Não fume. E se você fumar, pare. Continue tentando até conseguir”, diz a protagonista Terrie, que morreu aos 53 anos, pouco depois de filmar este anúncio.
https://www.youtube.com/embed/OFQ6YoDAoeY

Renata e Euclides
Esta campanha do Ministério da Saúde contra o tabagismo chocou muitas pessoas. Os vídeos contam a história de Renata e Euclides e foram criados pela Master Comunicação.
https://www.youtube.com/embed/yJJhInXnQjY
https://www.youtube.com/embed/4W3fYB3dy6E

Máquina da Vida
Por meio de uma escala na qual 1 cigarro equivale a 11 minutos a mais de vida, o SBT premiou jovens de uma universidade de São Paulo com brindes relativos ao tempo que eles ganharam deixando de fumar.

A ação, chancelada pela plataforma SBT do Bem, foi criada pela agência Publicis Brasil e produzida pela Publicis Dialog, agência da emissora à época.
https://www.youtube.com/embed/ZIhWa9nqwjg

Coração quebrado
Por fim, vale lembrar a impactante campanha da Nova S/B para a OMS (Organização Mundial de Saúde) lançada em 2018 e que lembra: o fumo destrói corações.

Reprodução