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A Amazon utilizou seu blog oficial para anunciar que, “depois de muita reflexão e deliberação”, decidiu recuar com os planos de construir uma segunda sede da empresa, originária de Seattle, em Nova York, especificamente em Long Island City, no Queens.

“Enquanto as pesquisas mostram que 70% dos nova-iorquinos apoiam nossos planos e investimentos, vários políticos estaduais e locais deixaram claro que se opõem à nossa presença e não trabalharão conosco para construir o tipo de relacionamento necessário para avançar o projeto que nós e muitos outros imaginamos em Long Island City”, disse a empresa.

Uma das principais críticas de algumas autoridades locais era a concessão de US$ 3 bilhões (R$ 11,3 bilhões) em incentivos fiscais municipais e estaduais ao projeto de construção da nova sede, mesmo com a Amazon justificando o apoio com a promessa de criação de 25 mil empregos.

Além disso, a mídia internacional reflete que a criação do novo headquarter em Nova York também facilitaria a aproximação efetiva com o mercado publicitário local, afinal, a plataforma de anúncios da Amazon registrou receita de mais de US$ 10 bilhões em 2018 e transformou a empresa no terceiro maior player do mercado publicitário mundial, atrás apenas de Google e Facebook.