A comemoração dos 54 anos do PROPMARK segue com mais depoimentos para a série especial “Aniversário de 54 anos”. Confira os comentários de Marcio Toscani, Co-CEO e COO da Leo Burnet Tailor Made, Nizan Guanaes, empreendedor e fundador do Grupo ABC, David Laloum, presidente da Y&R, Marcelo Bicudo, CEO da Epigram Superunion, Mary Kaidei, diretora de marketing da rede Trendfoods (China in Box e Gendai), Sergio Amado, country manager do Grupo WPP, Marco Bebiano, diretor de desenvolvimento de negócios com agências do Google Brasil, Marco Bebiano, diretor de desenvolvimento de negócios com agências do Google Brasil, Alberto Pecegueiro, diretor-geral da Globosat, Hugo Ridrigues, chairman e CEO da WMcCann, Fernando Guntovitch, CEO da The Group, Marcelo Lenhard, CEO da Hands, Dudu Godoy, VP executivo da NBS e presidente do Sinapro-SP, Marcio Santoro, copresidente e CEO da Africa, Fabricio Proti, diretor-executivo da Teads Brasil, Daniel Martins, managing director e COO da Havas Health & You.

Marcio Toscani, Co-CEO e COO da Leo Burnet Tailor Made
“Quando a Leo Burnett chegou ao Brasil, o PROPMARK já estava aqui há uma década e sua contribuição foi imprescindível para trazer visibilidade e construir reputação para a nossa agência. O veículo tem sido aguerrido. Ao longo deste período vivenciou ditaduras, impeachment e democracias. Passou por planos econômicos diversos e moedas, idem. Mídia on e programática, smartphones, shopper marketing e a nova jornada da decisão de compras. Data, conteúdo, brand experience, storytelling… São grandes as mudanças na comunicação no Brasil e no mundo que têm entrado em curso ao longo dos anos. E o PROPMARK tem exercido papel fundamental para nos informar e nos ajudar a formar opiniões sobre todas essas transformações.”

Nizan Guanaes, empreendedor e fundador do Grupo ABC
“O jornal tem uma importância fundamental. Ele sempre se posicionou do lado da propaganda. Isto não o impediu de ser crítico. E é por isso que o Ferrentini é tão respeitado. Eu adoro seus editoriais. É a opinião de quem conhece a indústria e conhece de perto os líderes do setor desde sempre. E além disso souberam fazer a transição muito bem para o digital. Bravo, Armando e toda a equipe.”

David Laloum, presidente da Y&R
“O PROPMARK é um parceiro do nosso mercado há muitos anos. Além de ter uma importância significativa capturando e eternizando os momentos da propaganda brasileira, ele se atualiza constantemente com novos formatos, entregando conteúdo de qualidade, provocador e com relevância.”

Marcelo Bicudo, CEO da Epigram Superunion
“O que define a essência de uma marca é sua visão de mundo, seu propósito, sua causa. Mas o que garante a construção de uma marca no tempo é a capacidade de agir de acordo com suas crenças, ideais, ou seja, sua capacidade de ação e, portanto, de inovação. O PROPMARK soube evoluir ao longo de todos esses anos, mas sempre fiel aos seus valores. Formatos vem e vão, mas o conteúdo ético, transparente e com profundidade sempre terá valor no mundo. Só temos a saudar o trabalho que vem sendo feito e agradecer a essa marca que registra, aprofunda, conecta e inspira nosso mercado.”

Mary Kaidei, diretora de marketing da rede Trendfoods (China in Box e Gendai)
“O PROPMARK sempre foi uma referência no trade publicitário. Definitivamente, é um lugar em que buscamos por referências, e onde queremos que nossas campanhas estejam. Além disso, o jornal abriga um grupo de colunistas e jornalistas que traz sempre as últimas novidades e ótimos pontos de vista sobre o mercado. Acho que qualquer mídia hoje deve perseguir a verdade e a credibilidade. Estamos em uma era onde as fake news existem, e as redes sociais fizeram com que todos os assuntos fossem mais pulverizados e mais discutidos. É papel da mídia – principalmente da especializada – fazer a curadoria e a apuração dos fatos reais. Sem dúvidas, é isso o que julgo ser uma qualidade indispensável.”

Sergio Amado, country manager do Grupo WPP
“Armando, pioneiro, inovador, sobrevivente a crises e tempestades, mas sempre ativo, digno, corajoso, correto, leal e eterno defensor do mercado. Você merece nosso respeito e admiração. São 54 anos! Parabéns!”

Marco Bebiano, diretor de desenvolvimento de negócios com agências do Google Brasil
“Num mercado em constante transformação, é essencial que tenhamos espaços de discussão de temas importantes para o mercado de publicidade como o PROPMARK tem sido ao longo de toda sua história. A publicação presenciou, instigou e noticiou transformações no mercado publicitário nos últimos 50 anos. Foi pelas páginas da publicação que vimos tendências que, agora, estão consolidadas. Hoje, o jornal continua a cumprir sua missão, no online e no papel, ajudando o mercado a entender como o digital, os dispositivos móveis e a inteligência artificial podem transformar e potencializar negócios. Praticar e ampliar o espaço para o jornalismo ético e de qualidade é essencial para gerar discussões equilibradas na indústria. A amplitude de vozes e opiniões de diversos atores da indústria, passando por anunciantes, agências e plataformas, como o Google, só tem a contribuir para o avanço do mercado publicitário e para a construção de uma sociedade informada e democrática.”

Alberto Pecegueiro, diretor-geral da Globosat
“Tenho acompanhado a trajetória do PROPMARK ao longo da minha carreira como um dos players da indústria de comunicação. O jornal lançou tendência, foi inovador ao se lançar como veículo especializado na área e como consequência se tornou uma marca vencedora em um segmento desafiador – o B2B entre agências e anunciantes. O jornal tem sido conduzido incansavelmente por Armando Ferrentini, com a ajuda de uma grande equipe. O PROPMARK está de parabéns pelos seus 54 anos ou pelas suas mais de 2.745 edições, além de suas milhares de URLs com o grande propósito de trazer informação de qualidade e contribuir na evolução do mercado.”

Hugo Ridrigues, chairman e CEO da WMcCann
“Na era do descartável, onde muita coisa faz sucesso hoje e amanhã desaparece, precisamos ter humildade para estudar os casos de sucesso em longa escala. Completar 54 anos em um mercado tão competitivo e em constante transformação, merece todo o nosso respeito e reconhecimento. E mais do que isso, merece que a gente aprenda com quem tem feito o mesmo trabalho, tão bem, há tantos anos, para aplicar na nossa vida profissional. Parabéns, PROPMARK!”

Fernando Guntovitch, CEO da The Group
“Parece que foi ontem. Mas o PROPMARK chega aos 54 anos ativo, pertinente e informativo. As notícias do trade de marketing e publicidade estão sempre vivas e trazendo uma visão do que está acontecendo no mercado. Há quase 25 anos também recorro ao jornal para tentar identificar oportunidades de negócios. Muitas vezes sabemos que uma concorrência está em andamento e tentamos encaixar nosso projeto. Outra coisa muito importante, que estimulo às novas gerações buscar, é o conhecimento do negócio da comunicação, suas entidades e as sutilezas corporativas. Felicito ao Armando Ferrentini por esse banquete semanal de informação especializada que vem acompanhado do seu editorial, ponderação para quem quer ter uma visão crítica dessa atividade que está em transformação. O PROPMARK é transformador.”

Marcelo Lenhard, CEO da Hands
“Acompanho o PROPMARK desde 2001, ano de fundação da Hands. O jornal foi preponderante para o desenvolvimento do setor e de nosso negócio ao longo dos anos, abordando os assuntos mais relevantes do mercado sempre com um olhar antecipado, crítico e isento. Enxergo o trabalho do jornal com o maior respeito e admiração, cercado de grandes profissionais, noticia os fatos e os enriquece com um olhar aguçado e provocativo, fundamental para gerar reflexões e avanços sobre questões sensíveis para o desenvolvimento do nosso mercado. O maior ativo de um veículo de comunicação é sua credibilidade e reputação, e isso o PROPMARK tem de sobra. É leitura mais que obrigatória às segundas-feiras pela manhã, há muitos anos faz parte do meu ritual de início da semana.”

Dudu Godoy, VP executivo da NBS e presidente do Sinapro-SP
“O PROPMARK, desde o seus primórdios, com o pioneirismo de Armando Ferrentini e a coluna Asteriscos – precursora do PROPMARK, lançada em 1965 – tornou-se um observador atento do mercado de comunicação, propiciou um espaço de troca de ideias e acompanhamento de tudo que acontecia no setor de publicidade, e, mais importante, tornou-se um ator decisivo na regulamentação e profissionalização do mercado, que muito contribuiu para tornar a publicidade brasileira uma das mais respeitadas do mundo. O trabalho de cobertura jornalística, de incentivo às regulamentações do setor e ao debate de ideias e inovações publicitárias, proporcionados pelo jornal, tem ajudado a orientar agências e anunciantes e sido fundamental para o mercado publicitário brasileiro se desenvolver ao ponto de excelência que alcançou.”

Marcio Santoro, copresidente e CEO da Africa
“Parceria, transparência e confiança. Esses são os valores que pautam nosso relacionamento com o PROPMARK.”

Fabricio Proti, diretor-executivo da Teads Brasil
“Quando pensamos no PROPMARK, pensamos na história do mercado da publicidade e do marketing brasileiro. A publicação acompanha as mudanças do meio, se reinventa e continua assertiva na sua visão estratégica de futuro, nos dando os insumos para entender melhor o presente. Aprendemos e nos atualizamos com a qualidade do seu conteúdo, desde as coberturas diárias de notícias, entrevistas exclusivas, tendências, repercussões do mercado e insights de Cannes. O jornal é destaque também pelo seu importante time de colaboradores, que nos inspiram com seus artigos e opiniões. E, claro, pelos editoriais do Ferrentini, sempre tão esclarecedores e coerentes. Parabéns ao jornal, vida longa!”

Daniel Martins, managing director e COO da Havas Health & You
“Vivemos num mercado em constante transformação. E é muito bacana olhar para trás e ver um jornal que viveu todas elas junto conosco – seja repercutindo movimentações do mercado e novas campanhas ou tendências e pesquisas, e dessa forma nos munindo de informações que ajudam a ampliar, transformar e corrigir rotas do nosso negócio. 54 anos de registros e destaques da história da propaganda é algo de grande credibilidade. O PROPMARK é um jornal íntegro que, principalmente, não dissemina a cultura das fake news. Com certeza, um veículo de peso que comunica com qualidade, por meio de profissionais supertalentosos, que entendem o nosso mercado.”