Estar à frente de uma grande agência de publicidade carrega certo glamour, principalmente à vista de jovens que estão começando a carreira. Mas o sucesso do negócio vai muito além de ter mentes criativas por trás. Essa é a opinião de Antonio Lino Pinto, que recebeu amigos e profissionais do mercado nesta quarta-feira (26) em São Paulo para o lançamento de seu novo livro.

Alê Oliveira

 
Em “Gestão em Agências de Propaganda”, o ex-sócio da agência Talent e diretor da FENAPRO dá o caminho das pedras para quem aspira abrir o próprio negócio. “Muita gente se inspira em figuras como Nizan Guanaes, Washignton Olivetto, Alexandre Gama entre outros, mas não fazem ideia de como funciona o departamento financeiro de uma agência”, destacou. ” A grande questão é: você está preparado? Tem suporte financeiro para pelo menos um ano até que o negócio engrene?”
 
Com abordagens sobre governança, rentabilidade, empreendedorismo, planejamento tributário, entre outras questões, Lino ressalta a importância de profissionais que já atuam na área também se atualizarem. Isso porque em muitos casos, a preocupação com as finanças só acontece em momentos de crise. “Com a recessão econômica, é natural que os anunciantes diminuam seus investimentos e isso afeta diretamente as agências. O problema é que elas só se preocupam com gestão na crise, em vez de ter a política de atualização constante”.
 
A noite de autógrafos contou com a presença de diversos profissionais do mercado, como Dalton Pastore, presidente da ESPM,  e Armando Ferrentini, diretor presidente da Editora Referência, que edita o jornal PROPMARK e as revistas Propaganda e Marketing.  Fernanda Chiavone, da  agência Maeztri, Paulo Zoégas, Júlio Ribeiro, ex-sócio da Talent, entre outros executivos também estiveram no evento. 
 
[GALLERY=156, TYPE=simple]