A WARC, empresa de inteligência sobre o mercado de publicidade, lançou o ranking WARC 100, seu índice sobre campanhas, marcas e agências que causaram maior impacto de negócios com sua comunicação. Para chegar às vencedoras, a empresa conta com metodologia do acadêmico Douglas West, da King´s College London.

A campanha mais premiada foi “Dad´s #SharetheLoad” da BBDO Índia para Ariel Matic (P&G). A ação gerou aumento de 42% na lembrança de marca, US$ 12,3 milhões em mídia conquistada e salto nas vendas acima do observado em campanhas anteriores. A segunda campanha da lista foi “The Swedish Number”, da INGO Estocolmo para a Swedish Tourist Association. Os números indicam que 32 mil suecos atenderam mais de 200 mil ligações de pessoas do exterior perguntando sobre o país. O objetivo da campanha era conectar turistas e cidadãos suecos como forma de “vender” o país.

Em terceiro lugar, ficou “Care Counts”, da DigitasLBi para Whirlpool. A ação espalhou lavadoras e secadoras em escolas de estudantes de baixa renda, resultando em aumento de 90% na frequência deles às aulas.

Reprodução

Entre as agências, a mais efetiva foi a australiana Clemenger BBDO Melbourne, que teve duas campanhas entre as dez melhores: “Meet Graham” e “Hungerithm”. Em segundo lugar, ficou a Colenso BBDO. Entre as agências de mídia, a melhor foi a Starcom Chicago e, entre as digitais, venceu a DigitasLBi Chigago. A BBDO Worldwide foi a melhor rede de agências e o Omnicom, o melhor grupo.

A Unilever foi o anunciante mais efetivo do ano, graças a campanhas como “Help A Child Reach 5”, para Livebuoy´s. A marca mais premiada foi Burger King.

Algumas tendências do estudo:

Propósito traz resultado – três campanhas entre as dez mais premiadas por sua efetividade tinham um viés de propósito: “Care Counts” (Whirlpool), “Share the Load” (Arial) e “Imagine the Possibilities” (Barbie)

PR é essencial: Três campanhas do top ten foram lideradas por um viés de PR: “Meet Graham” (Transport Accident Commission), “The McWhopper Proposal” (Burger King) e “Van Gogh Bnb” (Art Institute of Chicago).

Campanhas mais efetivas do mundo

Ranking

Campanha

Marca

Agência 

 
1

Dads #ShareTheLoad

Ariel

BBDO Mumbai

Pontos

 

127.1

2

The Swedish Number

Swedish Tourist Association

INGO Stockholm

95.4

3

Care Counts

Whirlpool

Ketchum Chicago

84.6

4

Meet Graham

Transport Accident Commission

Clemenger BBDO

Melbourne

82.5

5=

The McWhopper Proposal

Burger King

Y&R Auckland

80.7

5=

Van Gogh BnB

Art Institute of Chicago

Leo Burnett Chicago

80.7

7

Hungerithm

Snickers

Clemenger BBDO Melbourne

78.9

8

John Lewis Christmas Campaigns

John Lewis

adam&eveDDB

London

78.4

9

Reword

Headspace National Youth Mental Health Foundation

Leo Burnett Melbourne

72.2

10

Imagine the Possibilities

Barbie

BBDO

San Francisco

70.0

 

Agências de criatividade mais efetivas

Ranking

Agência

Cidade

Pontos

1

Clemenger BBDO Melbourne

Melbourne, Australia

186.6

2

Colenso BBDO

Auckland, New Zealand

174.2

3

BBDO New York

New York, USA

139.8

4

BBDO India

Mumbai, India

124.9

5

Droga5

New York, USA

114.9

 

Agências digitais mais efetivas

Ranking

Agência

Cidade

Pontos

1

DigitasLBi

Chicago, USA

90.7

2

Ketchum

Chicago, USA

84.6

3

Leo Burnett/Arc Worldwide

Chicago, USA

79.9

4

Weber Shandwick

New York, USA

54.4

5

Team Unilever Shopper

New York, USA

51.1

 

Marcas mais efetivas

Ranking

Marca

Pontos

1

Burger King

153.3

2

Ariel

127.1

3

Mastercard

120.8

4

IBM

103.6

5

Vodafone

101.1

 

Anunciantes mais efetivos

Ranking

Anunciante

Pontos

1

Unilever

505

2

PepsiCo

398.6

3

Mars

339

4

Procter & Gamble

327.9

5

Heineken

265.3