A Ampro (Associação de Marketing Promocional) deve ter no biênio 2018/2019 a mesma liderança, se depender de Celio Ashcar Jr., sócio-diretor da Aktuellmix, chairman da entidade, e Wilson Ferreira Jr., sócio-diretor da Etna, atual presidente. Eles querem completar as propostas do biênio 2016/2017 e dar andamento a novas demandas. A eleição será no próximo dia 6, e, por enquanto, não há outra chapa.

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A chapa da primeira gestão teve a colaboração de Milton Santana, sócio-diretor da A-Sim, de Recife, para a vice-presidência nacional; os VPs Ricardo Beato (Keeper), na área administrativa e financeira; Mauricio Magalhães (Tudo), em marketing e comunicação; e Moises Gomes (Terruá), em relações governamentais. Já no Conselho Consultivo reuniu Bazinho Ferraz (B/ferraz), Claudio Xavier (New Style), Maria Laura Nicotero (Momentum), Paulo Focaccia (FAS Advogados) e Silvana Torres (Markup). A nova chapa está sendo fechada. Ela terá bom teor de continuidade, mas deve haver mudanças.

Segundo Ashcar, a primeira gestão foi de trabalho intenso, mas ainda há muito a ser feito. O executivo afirma que o live marketing nunca teve tão em alta e deve movimentar neste ano mais de R$ 45 bilhões.

“Avançamos muito em alguns de nossos propósitos, como trazer o live marketing para um protagonismo mais claro no mercado e mais fiel à capacidade estratégica do setor para marcas e empresas. Vemos uma continuidade nesse trabalho muito latente e temos um planejamento para fazer isso. A outra questão é relativa à regulamentação do live marketing. É todo um trabalho iniciado, um movimento que percebemos que haveria problemas de continuidade”.

Ferreira destaca como outro ponto de avanço a Ampro ter aumentado a abrangência e o grau de posicionamento com outras entidades da área de comunicação, como a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes). “Aumentamos o patamar do relacionamento institucional com entidades ligadas a anunciantes e outros segmentos. O mesmo com veículos. Trouxemos mais calor, intimidade e uma relação mais consistente. Botamos a nave espacial para voar e temos de continuar sem deixar isso ser cortado no voo”, defende.

Suas principais propostas são a consolidação da imagem institucional; conquistar novos associados (atualmente são 380 e a meta é terminar o segundo biênio com 450 a 500); fortalecer a atuação dos comitês institucionais e o GEA (Grupo de Estudo Acadêmico); aumentar o fomento nas regionais através de parcerias; realizar o Live Festival em quatro praças ao longo de 2018, o Congresso Brasileiros de Live Mkt em 2019 em São Paulo e o Ampro Globes Awards 2018 e 2019; manter como lutas permanentes as ações estruturantes/sustentáveis estratégicas de regulamentação, como ter leis modernas e adequadas de regulação de relações de trabalho e fazer workshops.

Já o maior desafio seria conseguir uma legislação que coloque em termos fiscais o live
marketing na mesma posição que está a propaganda de emplacar o fim da bitributação dos fornecedores terceiros que são agenciados pelas empresas do setor. “Esse desafio é palpável. Estamos reféns de uma legislação ilógica. Além disso, temos de participar do esforço concentrado para que o país viva dias mais saudáveis, éticos e sustentáveis”, diz Ferreira.