Reprodução/Youtube

O Channel 4 lançou uma nova campanha estrelada por atores e apresentadores da emissora. Os protagonistas do filme criado pela agência 4Creative leram as queixas genuínas dos espectadores.

“Muito negro”, diz Big Narstie, MC e apresentador do canal, enquanto figura num cenário todo preto. “Eu não sou homofóbico, mas temos que ter beijo gay na hora do jantar?”, questiona o ator Kieron Richardson após beijar um homem e depois abocanhar uma coxa de frango.

E se a homofobia e o racismo são algumas das críticas rebatidas na campanha, outras são, digamos, mais inofensivas. O apresentador Jamie Oliver ironiza um comentário que diz: “esse homem tem dedos de salsicha”. Já Sandi Toksvig, apresentadora da versão britânica do Bake Off, zomba de sua suposta semelhança com Tom Cruise numa cena ao estilo Top Gun.

Há detalhes sutis que podem passar despercebidos numa primeira olhada. Por exemplo, a trilha também faz parte da mensagem, trazendo uma versão instrumental de “Je Ne Regrette Rien”, famosa na voz de Edith Piaf. Nada mais justo que colocar uma canção cuja frase mais famosa é “não me arrependo de nada” numa campanha que ironiza comentários do público.

O objetivo é mostrar a diversidade do talento do Channel 4 e, ao mesmo tempo, reconhecer a responsabilidade da emissora de estimular o debate e desafiar a maneira como as pessoas veem o mundo. A criação é de Eoin McLaughlin, do brasileiro Caio Turbiani e de Raminder Samra. A direção ficou por conta de Alex Boutell.

Vale lembrar que o Channel 4 lançou nos últimos anos diversas campanhas elogiadas. Para promover a exibição dos Jogos Paralímpicos de 2012, por exemplo, a emissora britânica apresentou ao público, ao som de Public Enemy, os Super-Humanos:

https://youtube.com/watch?v=tuAPPeRg3Nw

Não é a primeira vez, é claro, que uma marca ironiza as críticas. Em 2014, a Honey Maid numa ação assinada pela Droga5 transformou o ódio em amor: