A AlmapBBDO, que foi a Agência do Ano no Cannes Lions 2016 e conquistou os principais prêmios nacionais e internacionais no ano passado, é a única agência brasileira a figurar no ranking Top agencies for creativity do Big Won. A empresa aparece no quinto lugar entre as mais criativas do mundo. Luiz Sanches, sócio e diretor-geral de criação da agência, é o único brasileiro entre os Top Chief Creative Officers, ocupando o oitavo lugar no ranking. No topo da lista das agências, está a Colenso BBDO Auckland. Já entre os 15 países mais criativos, o Brasil aparece na décima posição. A J. Walter Thompson foi o destaque brasileiro com ‘Doe as barras’, para Atados Brasil, que está entre as dez campanhas mais premiadas do mundo em todas as mídias.

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Criativos brasileiros também se destacaram nas listas de profissionais. No topo do ranking dos diretores de arte mais premiados, está o brasileiro  Andre Sallowicz, que trabalhou na AlmapBBDO e há mais de um ano foi para a Colenso BBDO. Fabio Simões, da FCB, e  Fernando Palandi, da J. Walter Thompson, aparecem em 14º e 16º, respectivamente. Entre os diretores executivos de criação mais premiados do mundo, Bruno Prosperi, da Almap, aparece em segundo lugar. Humberto Fernandez, da JWT, é o 20º. Dois brasileiros também se destacaram entre os melhores redatores. Daniel Oksenberg, da AlmapBBDO, ficou com o 14º lugar, e Pedro Araujo, da J. Walter Thompson, em 17º. 

Na lista dos diretores de planejamento, há um brasileiro: Raphael Barreto, da FCB, ocupando da 15ª posição. Em Top planners, há dois brasileiros:  Fernand Alphen e Isabella Mulholland, ambos da JWT, em 4º lugar. Benjamin Yung Jr., Marcelo Nogueira, Marco Aurélio Giannelli (Pernil) e André Gola, todos da AlmapBBDO, estão entre os melhores diretores de criação do mundo.

Entre as campanhas de print mais premiadas, há duas agências brasileiras listadas: a F/Nazca Saatchi & Saatchi (em 4º), com “Colourful campaign” para Leica Gallery, e a Y&R (10º), com “Protect campaign” para Sorvetes Freddo. A Almap também foi listada duas vezes no ranking de campanhas de outdoor mais premiadas em 2016. Ela foi destaque com a campanha “Samba/Bossa Nova” para Alpargatas e “Angela/Charles/Francis” para Getty Images, que foi o case brasileiro mais premiado no ano e ganhou oito Leões no último Cannes Lions. Em Design, as campanhas “Infinitas Possibilidades”, de Getty Images, e “Magic Words”, de HP, ambas da Almap, foram selecionadas entre as melhores de 2016. A Africa também foi destacada com a campanha ‘Kobe’s Rule Book’, para a ESPN Brasil.

As agências brasileiras também foram destaque em mobile. Entre as campanhas mais premiadas, estão ‘Músicas da violência”, da FCB para Estadão Digital; ‘Doe as barras’, da JWT para Atados Brasil, e ‘Coleção de livros’, da Africa para Itaú. Em digital, há duas campanhas brasileiras: ‘Doe as barras’, da JWT, e ‘Emergency Pin Code’, da Grey para Sekron Brasil. Entre as campanhas de mídia mais premiadas, “Músicas da violência”, da FCB para Estadão, foi a única brasileira listada. A FCB também foi destacada no raking de campanhas de marketing direto, com ‘ Nivea Doll’ para Nivea. 

 Os rankings do Big Won são editados desde 2006, tendo como base os prêmios conquistados em todas as plataformas de mídia não apenas por quantidade, mas levando em conta também a qualidade. “O Big Won evidencia quais agências estão entregando os melhores trabalhos em diferentes plataformas”, afirma Patrick Collister, responsável pelo relatório. Mais informações no www.directnewideas.com.