Cargnino, Maria Braga, editora e produtora do programa, e GarciaApós cerca de seis meses de conversas e produção, o Canal Rural leva ao ar seu novo produto, “Eu produzo, eu preservo”. Apresentado por Sebastião Garcia, o programa semanal, inicialmente com 13 episódios de 22 minutos cada, conta com a consultoria de Eduardo Assad, especialista em mudanças climáticas, e patrocínio máster da FMC, uma das principais empresas do segmento de defensivos agrícolas do país.

“Durante a Rio+20, chegamos a uma triste conclusão: existe uma agenda muito negativa em relação aos agronegócios quando se trata de meio ambiente; não apenas isso, mas os produtores agrícolas são frequentemente vistos como vilões. Com este programa, queremos mostrar que muitas iniciativas sustentáveis – e rentáveis – se espalham pelo Brasil, histórias reais de sucesso que comprovam ser possível produzir sob os conceitos do tripé da sustentabilidade: ser economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto”, afirmou Júlio Cargnino, gerente executivo de conteúdo, referindo-se à CNUDS (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), realizada em junho do ano passado no Rio de Janeiro.

Embora oficialmente lançado na manhã desta quarta-feira (13), no restaurante Paris 6, na capital paulista, o programa teve seu episódio de estreia levado ao ar no último domingo (10) e há conteúdo extra no site oficial. “Eu produzo, eu preservo” será exibido sempre aos domingos, às 20h, com reprise às quartas-feiras, às 9h30. A iniciativa também terá espaço em outras atrações do Canal Rural: às sextas-feiras, Garcia apresentará um quadro de cinco minutos no programa “Mercado & Cia” e Assad participará do telejornal “Rural Notícias”. “Inserimos essa novidade no horário mais nobre do canal, no intuito de atrair não apenas o público específico, mas também o telespectador geral, o urbano, que está à procura de uma alternativa diferente na televisão”, salientou Cargnino. O executivo afirmou que, embora o canal não conte com medição de audiência, o público potencial é de 109 milhões de pessoas, brasileiros que, de alguma forma, têm acesso ao conteúdo da TV paga.

Diretor-geral do Canal Rural, Donário Lopes de Almeida disse que o conceito difundido pelo programa reflete o grande desafio da agricultura brasileira dos próximos anos e que, por isso, deve interessar a muitos profissionais do setor. O executivo também comentou a compra do canal, vendido pelo Grupo RBS à J&F Investimentos em fevereiro deste ano, e garantiu que nada será alterado no modelo de negócio. “Eles identificaram uma oportunidade de crescimento muito grande, mas também entenderam e apoiaram nossa definição clara de total independência”, declarou.

O “Eu produzo, eu preservo” ainda será um dos primeiros produtos do canal lançados com a tecnologia da TV on demand, fruto de uma parceria entre o canal e a Samsung.