Semana passada comentei com vocês sobre meu insight. A partir do aprendizado com a Síndrome de Berge, doença autoimune que quase colocou o Fabio Madia a nocaute. Nas pesquisas para entender a tal da síndrome, a lembrança de uma das maiores e mais importantes incidências que temos encontrado nas empresas enquanto consultores. A permanente briga de profissionais contratados para garantir melhores resultados e sustentabilidade para as empresas, que alocam a maior parte do tempo – em fragrante estelionato – brigando entre si por domínio e poder. E quando sobra algum tempo, pouco tempo, lembram-se de cuidar dos interesses da empresa e da razão de terem sido contratados. As DACs – Doenças Autoimunes Corporativas.

A solução que temos adotados nos últimos 20 anos para todos os nossos clientes, que a partir de agora passo a recomendar com insistência e emoção nas palestras que faço e artigos que escrevo, é que todas as empresas esmerem-se na comunicação interna. Que todas, sem exceção, adotem a prática salutar e redentora do Diário de Bordo. Como muitas empresas já vêm fazendo. Por exemplo, leio na revista Exame que, finalmente, a Microsoft volta a ter tempos de prosperidade, bonança e, acima de tudo, resgata a autoestima e a confiança de seu capital humano. E o segredo do sucesso, o novo comandante, o indiano Satya Nadella. Que descobriu através da neurociência, a importância de manter-se próximo de toda a equipe.

Atribui a esse comportamento, muito mais do que aos bilhões investidos, o resgate da empresa. Inspirada em Nadella, a nova comandante da Microsoft no Brasil, Paula Bellizia, passou a adotar postura semelhante, muito especialmente após voltar de um curso que fez em Seattle. Se a Microsoft fosse cliente do MMM já teria adotado essa prática – como vacina recorrente – há mais de dez anos. Sem precisar e muito menos depender das descobertas extraordinárias da neurociência. Em nossa trajetória, de 37 anos pelos nossos clientes, acima de tudo, o bom senso nos levou a essa conclusão e caminho há mais de duas décadas. Um vídeo diário, ao vivo ou gravado pelo principal executivo da empresa, e assistido por todos os colaboradores em todos os lugares do mundo onde se encontrem, logo ao sair de casa ou enquanto tomam o café da manhã, para já saberem das novidades, das tendências, do “mood” da empresa, de cuidados sobre os concorrentes, ou muito mais.

Prevenindo e evitando, por falta de orientação e motivação, que retomem questões internas e irrelevantes, que aloquem toda a energia, tempo, competência, entusiasmo e dedicação na busca de resultados para a empresa. Quando isso ocorre, invariavelmente, os resultados são “chocantes” e positivos: espetaculares, sempre! Mais união, mais unidade de pensamento, mais eficácia em todas as ações. E aqui, no MMM – Madia Mundo Marketing –, casa de ferreiro, espeto é de ferro. Hoje, antes de escrever este artigo, gravei e mandei o Diário de Bordo a todos os nossos colaboradores. Diário de Bordo de número 2.890. Ou seja, há 2.890 dias úteis que todas as manhãs, a caminho do MMM, nosso querido capital humano sabe como foi o nosso ontem, como será o hoje, o que nos aguarda amanhã e em todos os próximos dias.

Assim, repetindo, se a Microsoft fosse cliente do MMM, muito antes da chegada do simpático e competente indiano Satya Nadella, já teria adotado a prática de se comunicar regularmente e com qualidade com a totalidade de seu capital humano. Prevenindo e evitando as devastadoras DACs – Doenças Autoimunes Corporativas. Devidamente vacinada com o Diário de Bordo.

Francisco Alberto Madia de Souza é consultor de marketing (famadia@madiamm.com.br)