Os publicitários  Erick Mendonça, Julia Hodgkiss e Andriws Vilela lançaram a plataforma gratuita de colaboração “Tapa no Portifa” www.tapanoportifa.com.br, para ajudar criativos que precisam melhorar o portfólio.

A ideia é que nomes experientes da propaganda doem tempo e conhecimento para orientar os mais jovens. Em contrapartida, os orientandos também devem oferecer parte do seu tempo realizando uma boa ação. Vale ajudar alguma ONG, comunidade local ou causas que precisem de voluntários. Outra opção é ofertar valor em dinheiro para uma das causas do “Vakinha”.

Para se candidatar é preciso enviar um e-mail cumprindo os requisitos de inscrição, entre eles, um texto de apresentação, link do portfólio online e a promessa da boa ação.  Após a seleção, cada pessoa terá monitoria garantida pelo período de 90 dias. “Sabemos que a rotina dos profissionais nas agências é bastante atarefada, então fica a critério do orientador qual a melhor forma de conversar com seu afilhado e com qual frequência”, explica Erick Mendonça. Só não pode se inscrever quem estuda em alguma instituição de ensino específica para criação publicitária.

O “Tapa no Portifa” entra no ar com 193 orientadores. A estimativa inicial era formar uma rede com 40 pessoas que abraçassem a causa. “Estamos passando por tempos difíceis no Brasil e no mundo. Tempos em que você não pensa muito no próximo, mas acho que chegamos em uma equação em que todos saem ganhando. Este é um projeto com quase 200 donos”, ressalta Mendonça. 

Veja o vídeo: