Décio Silva, presidente do conselho de administração da Weg, Harry Schmelzer Jr., presidente da Weg, e Alexandre Caldini, presidente executivo da Editora Abril A Weg é a Empresa do Ano na 42ª edição de Melhores & Maiores, realizada pela revista Exame, enquanto a Klabin foi considerada a Empresa do Agronegócio e também a melhor no setor de Papel e Celulose. Já a Volkswagen foi destacada como a maior fabricante de veículos do país. A premiação destacou empresas em 18 setores da economia. Para chegar ao resultado, a Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras da Universidade de São Paulo) considera o resultado econômico das empresas em 2014 e analisa comparativamente o desempenho delas dentro de seu segmento.

Uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, a Weg é de Jaraguá do Sul (SC) e atua em 100 países, com share de 14% do mercado americano.

Entre as conclusões do levantamento, está a constatação de que, em 2014, apenas o campo escapou da crise. O lucro conjunto das 400 empresas do agronegócio cresceu 35,5%, alcançando US$ 4,7 bilhões líquidos. Por outro lado, a análise das 500 maiores empresas aponta para uma queda de 34% nos lucros. No entanto, quando a Petrobras é excluída dessa conta, o resultado se inverte: o lucro das demais cresceu 12%. O ano também foi marcado por um recorde negativo: nunca na série histórica da pesquisa as maiores empresas estiveram tão endividadas. As dívidas somaram R$ 661 bilhões, valor 9,3% superior ao montante da dívida em 2013.

Confira abaixo a lista das premiadas de Exame:

Atacado: Ipiranga

Autoindústria: Randon

Bens de Capital: Weg

Bens de Consumo: Natura

Eletroeletrônico: Whirlpool

Energia: Comerc

Farmacêutico: Roche

Indústria da Construção: Votorantim Cimentos

Indústria Digital: Totvs

Mineração: Samarco

Papel e Celulose: Klabin

Química e Petroquímica: Innova

Serviços: Cielo

Siderurgia e Metalurgia: CBMM

Telecomunicações: Telefônica|Vivo

Têxteis: Hering

Transporte: JSL

Varejo: Lojas Americanas