A Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) divulgou manifesto em relação à licitação do Banco do Brasil. Além do conflito de negócios de agências que já atendem a publicidade dos principais bancos do país, o texto chama a atenção para o alerta sobre a exigência do patrimônio líquido de R$ 12,5 milhões exigido no edital que monitora o processo seletivo.

Nesta quinta-feira (2), o BB recebeu propostas de cinco agências: Heads, NBS, WMcCann, Lew’LaraTBWA e Master. As últimas duas são as agências credenciadas pelo banco, mas que terão seus contratos encerrados no próximo dia 22.  O BB pode contratar até quatro agências.

Leia a íntegra do comunicado da Fenapro assinado por Alexis Pagliarini, diretor-superintendente da instituição.

“A Fenapro, o Sinapro DF e a ABAP bem que tentaram, mas o Banco do Brasil foi irredutível. Nossa alegação era que, ao exigir um Patrimônio Líquido de 12,5 milhões, poucas agências poderiam se habilitar à licitação de 500 milhões, a serem divididos entre 4 agências. Uma exigência dessas limita a disputa a muito poucas. E boa parte dessas grandes agências está impedida por atender a contas conflitantes, de outras instituições financeiras.

Uma visão moderna das agências prevê estruturas mais enxutas, mais ágeis, consequentemente com Patrimônio Líquido menos parrudo.

E o que prevíamos aconteceu. Apenas 5 agências (Heads, Lew’Lara, Master, NBS e WMcCann) se habilitaram. Um verdadeiro absurdo! Principalmente porque sabemos que dessas 5, apenas uma ficará de fora, já que o banco dividirá a conta entre 4 agências.

A Fenapro reitera sua indignação perante tais exigências, que alijam mais de 99% das agências do Brasil de uma concorrência para o Banco do Brasil”.

Divulgação

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