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“Emocionante”, “Envolvente”, “Sensacional”, são apenas alguns adjetivos postados por internautas no vídeo da nova campanha do Itaú.  O banco e a Fundação Itaú Social lançam esta semana a oitava edição do programa “Leia para uma Criança”, que incentiva a leitura para os pequenos. O programa seleciona livros infantis por meio de edital – as obras passam por uma curadoria de especialistas e as escolhidas são distribuídas gratuitamente.

Neste ano, a coleção tem edições exclusivas de “Quero Colo!”, de Stela Barbieri e Fernando Vilela, e “Pedro Vira Porco-Espinho”, de Janaína Tokitaka. Serão 1,8 milhão de kits, entregues para quem fizer o pedido por meio deste site. Os pedidos podem ser feitos por quem é cliente e também por quem não é cliente do Itaú. Também serão distribuídos 2 mil exemplares em braile e letra expandida, e outros 2 mil acessíveis para leitores com outras deficiências.

Desde a criação do programa os números são representativos: mais de 51 milhões de livros impressos já foram distribuídos – entre eles 12 mil em braile e com fonte expandida para pessoas com deficiência visual – e mais de 3 milhões de livros já foram enviados para bibliotecas públicas, organizações da sociedade civil e escolas.

“Desde a gestação, a leitura é um dos principais estímulos que se pode oferecer às crianças. A narrativa literária contribui para o desenvolvimento integral da criança, ajudando-a a lidar com sentimentos, emoções e a compreender o mundo que as rodeia. Ouvir histórias estimula a imaginação e a criatividade, e aumenta a habilidade de se comunicar. O Programa Leia para Uma Criança incentiva a leitura do adulto para a criança como forma de fortalecer esse hábito na família, ampliando o vínculo e a participação ativa na educação das novas gerações”, afirma Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social.

Campanha Multiplataforma

A campanha apresenta uma narrativa que reforça pelo segundo ano consecutivo que meninas e meninos podem inventar um futuro que ninguém imagina. O filme “Robô” ainda conta com uma trilha sonora composta por uma versão exclusiva de “Dream On”, um clássico da banda Aerosmith. A estreia aconteceu durante o Jornal Nacional na Rede Globo, no dia 9 de outubro. Em 2017, o filme “Astronauta” cantou uma história igualmente inspiradora (relembre abaixo).

“Ouvir histórias, principalmente na primeira infância, ajuda as crianças a explorarem melhor a criatividade e a imaginação, apresentando a elas um mundo de novas possibilidades. Este ano, mais uma vez, trazemos uma segunda camada narrativa, que retrata uma menina que foi empoderada a partir da leitura, rompendo barreiras e obstáculos para conquistar seu sonho de trabalhar em um universo de tecnologia e ciências”, explica Eduardo Tracanella, diretor de marketing institucional do Itaú Unibanco.

O novo filme conta a trajetória de uma menina que, a partir do momento em que é incentivada pelo pai a ler um livro com tema de robô, se encanta com a história e desenvolve diversos projetos sobre o tema, em várias fases de sua vida. De forma épica, isso se traduz em um momento importante de realização pessoal e profissional. Filmada em São Paulo, a peça tem produção da Saigon e direção de Vellas.

Para levar a história para a realidade, a campanha também terá o lançamento durante o mês de outubro de “A Biblioteca de Malala”, uma entrevista exclusiva gravada com a ativista paquistanesa Malala Yousafzai – laureada com o Prêmio Nobel da Paz – durante sua visita ao Brasil em julho deste ano. Com divulgação no ambiente digital, o conteúdo tem a jovem paquistanesa falando sobre a importância dos livros em sua vida.

“Estamos evoluindo o conceito criativo iniciado no ano passado. É sempre sobre dar consistência à mensagem do poder transformador da leitura na infância. Ler para uma criança muda a vida dela, faz ela realizar voos mais altos, chegar mais longe. E uma inspiração direta para a campanha de 2018 foi a história da Malala, que esteve no Brasil em julho em evento do Itaú. De certa forma, ela está em nosso filme representada na história da nossa protagonista. Na relação com o pai, inspirando a filha através da leitura. Nas barreiras que ela tem que superar, usando a educação como instrumento para seguir uma capaz de mudar não somente sua vida, mas o mundo inteiro”, afirma Rafael Urenha, CCO da DPZ&T. “Tudo isso ao som de Dream On, um clássico do Aerosmith. Curiosamente, Steven Tyler, o vocalista da banda, cantou a música na cerimônia do Prêmio Nobel da Paz que premiou a Malala em 2014”, conclui.

Este ano a estratégia da campanha foi definida com base em três objetivos principais: incentivo à leitura, ações de compartilhamento de livros e a divulgação dos livros digitais, como opção para quem não conseguir pedir os livros físicos.

A iniciativa do Leia para uma Criança integra uma das causas que o Itaú Unibanco apoia, a da Educação.

Confira:

Relembre o vídeo de 2017:

FICHA TÉCNICA – CAMPANHA DE ITAÚ CRIANÇA 2018

Cliente: Itaú Unibanco

Produto: Institucional

Campanha: Itaú Criança 2018

Data da Produção: setembro/2018

Título: Robô

Secundagem: 120, 60, 30” e 5”

Direção Geral de Criação: Rafael Urenha

Direção Executiva de Criação: Rafael Ziggy

Direção de Criação: Silvio Amorim

Criação: Rafael Urenha, Silvio Amorim, Bruno Landi, Giampietro Zanon, Raphael Lucone, Thomaz Dantas, Vinicius Curi, Yuri Goo, Kiko Ferreira

Atendimento: Daniel Jotta, Guilherme Bernardes, Danielle Bacha, Carolina Povala, Laine Santos, Bruna Lelis

Aprovação do Cliente: Eduardo Tracanella, Juliana Cury, Natalia Barreira, Monique Araujo

Planejamento: Fernando Diniz, Camilla Facin, Fernanda Felício, Renata Cardetas

Mídia: Paulo Ilha, Clara Corrales, Vivian Simões, Cibele Perandin, Yasmin Gonçalves, Gabriela Pereira, Vitor Maia, Vanessa Oliveira

RTV-C: Ducha Lopes, Pity Lieutaud, Adriana Marino, Guilherme Silva e Ana Ananias

Produtora de Som: Satélite Áudio

Produção e Finalização: Equipe Satélite Áudio
Atendimento Produtora de Som: Fernanda Costa e Juliana Costa
Produtora de Imagem: Saigon
Direção de Cena: Vellas
Produção Executiva: Marcelo Altschuler
Coordenação de Produção: Carol Pessini
Atendimento: Fernanda Gomes, Jin Park, Tais Sanches
Coordenação de Finalização: Virgini Fares

Finalizador: Fábio Abreu
Direção de Fotografia: Juliano Lopes
Direção de Arte: Marcelo Reginato
Montagem: Rami D’aguiar
Pós-Produção: Nash
Cor: Bleach
Produção Gráfica: Marcos Moura e Durval Brum
ArtBuyer: Marcos Moura e Andrea Soeiro
Ilustração: PlatinumFMD
Tratamento de Imagem: PlatinumFMD

Produção Digital: Marcos Moura e Leonardo Grana
Projetos: Marcos Yamamura e Michele Almeida