Kantar mostra que gastos com comunicação crescem entre brasileiros

Estudo aponta que planos pré-pagos estão perdendo espaço no mercado

O novo estudo ComTech da Kantar Worldpanel aponta um crescimento de 57% em gastos com comunicação entre os brasileiros nos últimos cinco anos. Em 2010, a média de gastos por domicílio era de R$ 614; em 2015 esse valor subiu para R$ 967. O aumento foi sentido por todas as classes sociais durante o período. O destaque ficou com a classe C, que obteve 72% de aumento.

Além do crescimento intenso do interesse das pessoas com comunicação, é importante ressaltar que a preferência por planos pré-pagos diminui consideravelmente. No primeiro trimestre de 2013, o volume desses planos era de 82,9%; no mesmo período de 2014, diminuiu para 81,1%; e em 2015, a quantidade total de consumidores desse plano caiu para 76,7%.

Quando o assunto é o tipo de aparelho utilizado pelos usuários, a maioria ainda é de celulares sem sistema operacional, que corresponde a 58,9% dos aparelhos, porém vem caindo nos últimos períodos, enquanto os aparelhos com sistema operacional crescem. Entre os 41,1% de aparelhos smartphone, é possível observar que a preferência pelo sistema operacional Android é dominante, corresponde a 86,7%, em segundo lugar está o sistema operacional Windows, com 4,2% e em terceiro o iOS, com 4,1%.

Dentre os smartphones, os serviços mais utilizados são fotos, músicas e redes sociais, todos com 28%. Na hora de escolher um celular, os brasileiros buscam por durabilidade do aparelho (30%), qualidade da câmera (23%), tamanho da tela (21%) e atratividade do design (20%).

 

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações