Milton Neto, da LG

 

A LG prepara o lançamento da segunda geração da sua SmartTV, televisão conectada à internet. O modelo foi apresentado no último mês na CES (Consumer Eletronics Show), em Las Vegas (EUA), maior feira de eletroeletrônicos do mundo. Entre as principais mudanças estão a capacidade de processamento, agora mais rápida, e a utilização mais amigável, o que deve, segundo a companhia, acelerar as vendas do produto.

O modelo deve vir integrado com o Google TV e rodar o sistema operacional Android. Com a integração, será possível, por meio de comandos de voz, iniciar os aplicativos da plataforma da Smart, realizar pesquisas na internet e postar conteúdo nas redes sociais. “É o tempo dos Jetsons na TV”, compara Milton Neto, gerente geral de SmartTV da companhia.

O usuário também poderá converter conteúdo 2D em 3D, por meio de botão no controle remoto. Segundo a LG, a ferramenta permitirá a transição definitiva para o tridimensional, uma das prioridades da companhia para crescer. “A LG acredita muito na união do 3D com a SmartTV”, afirma. Para 2012, ela espera que as TVs conectadas representem 50% de suas vendas no Brasil, a segunda subsidiária mais importante para a empresa sul-coreana. “É uma questão de amadurecimento do mercado. Haverá uma evolução natural para as TVs conectadas”, prevê Neto. O modelo será lançado neste ano no país.

A companhia entende que há uma mudança de hábito do consumidor, expressa não apenas no número de televisores vendidos, mas no modo como os usuários utilizam a TV, de acordo com monitoramento da companhia dos televisores vendidos. “Detectamos que mais de 40% dos usuários já utilizam o modelo para acessar conteúdo e não apenas de modo passivo”. Segundo ele, as empresas do setor entenderam que a individualização no consumo de TV não é o caminho e que a experiência deve permanecer coletiva.

Conteúdo

O novo modelo deverá integrar conteúdo já presente na primeira geração e novos aplicativos. Ao todo, a SmartTV possui 500 apps, de vídeo, áudio e texto. Os serviços de vídeo on demand, como NetMovies, Saraiva Digital e Terra TV Video Store, são os que mais crescem.

Marcas como Chiclets, Red Bull e Toyota são algumas das que estão presentes na plataforma. A mais recente parceria foi com a Rede Globo para a transmissão do Carnaval 2012 em 3D. Mesmo com o término da festa, o conteúdo ficará disponibilizado na ala premium da SmartTV.