O brasileiro é essencialmente musical. É o que revelou pesquisa da Kantar Ibope Media sobre os hábitos de ouvir música no país. De acordo com o Target Group Index, 64% dos entrevistados concordam com a frase “a música constitui parte importante em minha vida”.

Dessa parcela, 20% afirmam que vão a shows, majoritariamente em casas de espetáculos (76%), ao ar livre (55%) e em estádios (48%). As plataformas para esse consumo de mídia também é diverso. O meio rádio, por exemplo, é preferência de 62% dos brasileiros.

A televisão também é plataforma relevante para a música. Em levantamento realizado entre janeiro e agosto deste ano, 72% das pessoas assistiram ao menos um minuto de programação musical nas 15 regiões metropolitanas onde a audiência de televisão é aferida regularmente pela empresa. Esse número equivale a mais de 49 milhões de telespectadores na TV aberta e por assinatura.

Levando em consideração somente a audiência da TV aberta, Fortaleza e Recife são os mercados que mais se destacam no consumo de programação musical: 74% dos indivíduos da Grande Fortaleza e 73% dos telespectadores da Grande Recife assistiram ao menos um minuto do gênero.