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Este texto é parte integrante de mais uma atitude inovadora do nosso PROPMARK. Novo formato, novo papel, nova identidade visual. Está muito bacana, não? Pois é… o PROPMARK está sempre se reinventando e é assim que deve ser. Precisamos estar sempre antenados e não ter medo de mudar, acompanhando as constantes inovações desse nosso mundo irrequieto. Mas há coisas que não mudam. Tenho certeza de que não mudarão o cuidado com o conteúdo e os fundamentos que fazem este veículo completar 50 anos e ser esperado ansiosamente pelo mercado toda semana. Mas trata-se de um momento marcante e este colunista pensou muito no tema a adotar para o primeiro artigo desta nova fase do PROPMARK. E decidi abordar exatamente o que não muda.

A mudança está presente todas as semanas neste jornal e todos os dias, horas e minutos na sua versão online. Mas há fundamentos que não devem mudar. Um ponto que, tenho certeza, não mudará é a importância da boa comunicação.

Em qualquer atividade humana, a comunicação tem uma importância fundamental. Tenho repetido diversas vezes aqui, mas nunca é demais lembrar, que, de acordo com diversos estudos, mais de dois terços dos problemas são decorrentes de uma má comunicação ou da ausência dela. Chame isso do modo que quiser, propaganda, promoção ou qualquer outro nome moderninho, mas a essência está na comunicação.

Haja crise, guerra, paz, haja o que houver, não podemos prescindir de uma boa comunicação. Coincidentemente, estou neste momento com uma peça de comunicação fresquinha, desenvolvida pela nossa Fenapro. E, também por coincidência, ela trata desses fundamentos que resistem ao tempo, às mudanças feéricas. Trata-se do Decálogo da Propaganda.

Inspirada pelo movimento espanhol “Publicidad Si!”, a Fenapro decidiu desenvolver o Decálogo da Propaganda dentro da realidade brasileira. Antes de qualquer divulgação desse Decálogo, decidi expô-lo aqui, neste artigo.

Afinal, o momento é especial e o PROPMARK merece essa deferência. Vamos aos 10 pontos fundamentais da propaganda:

1- Nas suas diferentes formas, é o modo mais eficaz de divulgar as melhores empresas e instituições que oferecem serviços e produtos para consumidores.

2- Tem o fim de facilitar o sucesso das ideias que melhoram nossas vidas.

3- Fator-chave de competitividade e de criação de valor para as empresas.

4- Transmite informações essenciais para tornar mais fácil a livre escolha de produtos e serviços em um ambiente competitivo.

5- Sustenta meios de comunicação que garantem a informação livre e acessível, além de entretenimento de qualidade.

6- Um dos setores mais conceituados da economia brasileira, reconhecida por instituições globais, corporações multinacionais e competições internacionais. A propaganda brasileira está entre as três mais premiadas em competições internacionais.

7- Promove a disseminação de valores e iniciativas sociais cruciais para a igualdade, a solidariedade e o progresso social.

8- Setor econômico muito importante, capaz de movimentar a economia, direta ou indiretamente. A publicidade é um setor dinâmico no mercado de trabalho.

9- Uma das atividades mais criativas e inovadoras, contribuindo diretamente para a sociedade.

10- A indústria da propaganda brasileira está ciente de sua capacidade de influência e adota um código de conduta e comportamento socialmente responsável, com eficazes processos de autorregulação. A criação deste Decálogo partiu do pressuposto de que todos nós precisamos cuidar mais de fundamentos que tornam nossas vidas melhores. A ética, a transparência e o respeito continuarão a ser fundamentais para a convivência humana. Com a nossa propaganda não é diferente. Podemos mudar muito, todos os dias, mas devemos preservar a essência e os princípios que regem a nossa atividade.

Alexis Thuller Pagliarini é superintendente da Fenapro (Federação Nacional de Agências de Propaganda)