O Estado do Rio de Janeiro passa por um momento delicado, em que violência, corrupção, situação econômica e desamparo social estão entre os muitos desafios a serem superados. Para discutir os temas promovem no Museu de Arte do Rio (MAR), o seminário “Reage, Rio”, que teve início na quarta-feira (30) e se encerra nesta quinta-feira (31). A iniciativa é uma realização dos jornais com oferecimento do Sistema Fecomércio RJ por meio do Sesc RJ, patrocínio da Souza Cruz e ALERJ e apoio do shopping Rio Sul.

Durante o encontro, estão sendo discutidas propostas inovadoras para temas como Recuperação Econômica, Mobilidade Urbana, Ética, Segurança, Políticas Públicas e Turismo. O evento está tendo cobertura ao vivo nos sites do Globo (oglobo.com.br) e do Extra (extra.globo.com).

Entre os convidados, Torquato Jardim, Ministro da Justiça, e Hugo Acero, especialista em segurança e colunista do El Tiempo da Colômbia, o economista Mauro Osório, professor associado da Faculdade Nacional de Direito, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e coordenador do Observatório de Estudos sobre o Rio de Janeiro, e David Zylbersztajn, ex-presidente da Agência Nacional do Petróleo.

As políticas públicas com foco em saúde e educação são o tema do debate que contará com a participação de Claudia Costin, professora da FGV que já foi diretora de Educação do Bird, secretária de Educação do Rio e ministra da Administração, e de Cesar Benjamin, atual Secretário Municipal de Educação. Para falar sobre ética na vida pública, o seminário reuniu ainda o ministro Luiz Fux, do STF, Felipe Saboya, Gerente Executivo de Relações Institucionais do Instituto Ethos, e o jornalista, escritor e político Fernando Gabeira. O publicitário e empresário Roberto Medina, criador do Rock in Rio, foi convidado para falar sobre turismo na cidade.